Segurança Pública: Anápolis registra queda nos índices de criminalidade

unnamed

Homicídios tiveram queda de 70% nos últimos cinco anos

Por Priscila Marçal

Nos últimos anos os índices de violência em Anápolis despencaram. Casos de furtos, roubos, estupros, assaltos e homicídios tiveram uma significativa queda nos registros. Chama atenção a redução no número de assassinatos, quase 70% menos em cinco anos.

Segundo dados apresentados pela Polícia Civil, em 2016 a cidade atingiu um número recorde de homicídios, foram 195 ao todo. Desde então a quantidade de assassinatos tem diminuído gradativamente. No ano passado foram 60 homicídios, ou seja, em cinco anos a redução foi de 69,23%. Confira os números no gráfico abaixo:

Dados: Polícia Civil

Segundo o delegado titular da Delegacia de Combate aos Crimes de Homicídio de Anápolis, Wllisses Valentin, essa queda nos índices de homicídios está relacionada ao trabalho em conjunto que é realizado com a Polícia Militar. “Tanto pelo policiamento preventivo da Polícia Militar, quanto ao trabalho repressivo da Polícia Civil contribuem para a queda nos índices. Após a ocorrência do crime, já iniciamos o trabalho para solucionar o caso e tirar os responsáveis de circulação. Quando esses criminosos são presos, e muitos deles são reincidentes, nós reduzimos a quantidade de homicídios na nossa cidade”, disse.

Os números comprovam a eficiência do trabalho ostensivo realizado pela Polícia Militar, que realmente contribui para a redução na criminalidade da cidade. Juntos, os dois Batalhões de Polícia Militar de Anápolis, o 4º BPM e o 28º BPM, apresentaram alta produtividade no primeiro semestre deste ano:

Dados: Polícia Militar

Além disso, os PMs de Anápolis apreenderam 4 toneladas de drogas. Para o delegado geral de Anápolis, Vander Coelho Filho, esse trabalho integrado é fundamental. “Muitos dos crimes de homicídio estão relacionados ao tráfico de drogas. Quando retiramos traficantes das ruas, contribuímos, também, para evitar assassinatos”, explicou.

O trabalho integrado das polícias também colaborou para a redução de 100% dos latrocínios, que é o roubo seguido de morte, isso significa que neste ano, não teve latrocínio em Anápolis. A redução em outros índices de criminalidade também merece atenção:

Dados: Polícia Militar

Segundo o Tenente Coronel Marreiros, subcomandante do Comando Regional, Anápolis está mais segura. “Anápolis está em uma situação de segurança e de credibilidade. Hoje a comunidade confia na PM e tem visto o resultado das forças policiais que trabalham em conjunto. A Força Tática tem sido uma parceira nesse trabalho, é uma inovação da prefeitura que contribui para a redução nos índices de criminalidade da cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!