Goiás lidera ranking em preservação ambiental associada ao agronegócio

Nellore cattle grazing in the field at sunset, Mato Grosso do Sul, Brazil
Nellore cattle grazing in the field at sunset, Mato Grosso do Sul, Brazil

Entre os estados do Centro-Oeste e região do Matopiba, o estado de Goiás ficou em destaque

DA REDAÇÃO

O estado de Goiás liderou o ranking da região Centro-Oeste e região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) no percentual de área preservada, em relação à sua área total, entre os anos de 2010 e 2020, poupando 29% de sua área. O valor corresponde a cerca de 9,9 milhões de hectares. 

Os dados divulgados são do estudo “Sustentabilidade ambiental na agropecuária: análise do Efeito Poupa-Florestas”, realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB), que analisou a sustentabilidade ambiental da agropecuária das regiões selecionadas.

O instituto utilizou o indicador Poupa-Florestas, que mede o impacto da melhoria da produtividade sobre a preservação ambiental. 

O agrônomo Charles Dayler explica que  Goiás consegue liderar o ranking por investir em tecnologias para melhorar a sustentabilidade. 

“O grande diferencial do Goiás é que ele faz um investimento muito grande no aumento de produtividade e isso se reflete numa produção maior na mesma área. Então a o que o estudo entrega para a gente é isso, que vale a pena investir em tecnologia porque você vai conseguir ter um ganho maior de produtividade de geração de produto sem precisar ter um aumento de área”, 

Em 2020, Goiás apresentou o maior volume referente à produção agrícola, cerca de 105 milhões de toneladas, entre os estados analisados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!