A Prefeitura de Anápolis realizou, nesta quinta-feira (25), a entrega dos certificados a 105 alunos concluintes dos cursos gratuitos de qualificação profissional na área da construção civil. A cerimônia ocorreu na sede do Senai e marcou o encerramento de mais uma etapa de capacitação voltada à formação de mão de obra qualificada e à ampliação das oportunidades de emprego e geração de renda no município.
A iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência e Políticas Sociais e de Indústria e Comércio, o Governo de Goiás e o Senai, dentro do Programa Qualifica Goiás. Ao longo da formação, os participantes tiveram acesso aos cursos de Pintor de Obras Imobiliárias, Pedreiro de Alvenaria, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Instalador Hidráulico e Montador de Sistema de Construção a Seco.
Com carga horária de 160 horas, os cursos foram realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, em horário que possibilitou a participação de trabalhadores que exercem suas atividades durante o dia. A formação aliou conteúdo teórico e prático, preparando os participantes para atuar em um dos setores que mais demandam mão de obra qualificada.
Além das autoridades e representantes das instituições parceiras, a solenidade contou com a presença de representantes das empresas que apoiaram a realização dos cursos por meio da doação de materiais utilizados nas atividades práticas. Participaram a Show Pisos, a Laje Leve e a Goiás Materiais para Construção. O apoio da iniciativa privada contribuiu para fortalecer a formação prática oferecida aos alunos.
A entrega dos certificados representa a conclusão de mais uma etapa de qualificação profissional e reforça o compromisso da Prefeitura de Anápolis com a ampliação das oportunidades de capacitação, promovendo a inserção e a reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município.
Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis