A animação iniciou na concentração, no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) AD Viver. Aproximadamente 200 foliões se dirigiram para o foco da festa: a Praça Bom Jesus. Já na Praça Bom Jesus, o bloco era composto por pacientes e profissionais dos Caps – que ainda tem o Vidativa e i Crescer e do Espaço Florescer – Ambulatório Municipal de Saúde Mental encontrou alegria, música, dança e entretenimento que incentivam a diversão segura, saudável e responsável.
Segundo o psicólogo Wesley Venâncio, do Caps AD Viver, além de ser um período de confraternização, o evento agrega as diretrizes dos Centros de Apoios Psicossocial que objetiva a reinserção social, a inclusão de seus pacientes com a população e a produção de cuidado, a partir das potencialidades e singularidades de cada indivíduo, promovendo um enriquecimento existencial.
O objetivo da ação conjunta das unidades da saúde mental do município foi a diversão saudável com terapia comunitária, musicoterapia e apresentações culturais dos próprios pacientes que esbanjaram disposição.
Saúde mental
As três unidades do Caps em Anápolis e o Espaço Florescer – Ambulatório Municipal de Saúde Mental trabalham conforme encaminhamento das unidades de saúde. O Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência – Caps i Crescer recebe crianças e adolescentes que tem algum tipo de transtorno mental. A unidade possui psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicas de enfermagem.
Essa mesma equipe multidisciplinar é localizada nos Caps AD Viver e Vidativa. Os Caps são serviços da Rede de Atenção Psicossocial direcionados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais. As unidades dispõem de atendimento à população, fazem o acompanhamento clínico e a resocialização dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Atendem ainda aos usuários em seus episódios de crise e prestam apoio a eles e suas famílias estimulando a independência e responsabilidade para com seu tratamento. Os projetos desses serviços, muitas vezes, transpõem a própria estrutura física, buscando suporte social em sua rede, potencializando suas ações, se preocupando com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
Serviço
Caps i Crescer
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Endereço: Rua 07 de Setembro, n° 743 – Centro
Telefone: 3902- 2615
Caps AD Viver
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, esquina com a Rua Conde Afonso Celso – Centro
Telefone: (62) 3902-1299
Caps Vidativa
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Endereço – Rua 1º de maio, nº 26 – Centro
Telefone: 3902-1698
Espaço Florescer – Ambulatório Municipal de Saúde Mental
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Endereço: Rua Coronel Antônio Crispim, nº 155 – B. Jundiaí
Telefone: 3902-1485
Fonte: Ascom
Foto: Santiago Plata – Ascom