Projetos sociais de Anápolis são destaques em programa do Governo Federal

WhatsApp Image 2026-06-23 at 15.10.39

Referência em ações de segurança alimentar, Anápolis recebeu nesta segunda-feira (22) a visita da Rota do Alimento, iniciativa do programa Estratégia Alimenta Cidades, do Governo Federal. A rota contou com uma visita aos projetos desenvolvidos no município no Banco de Alimentos, no Restaurante Popular, na horta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) e na Panificadora Escola, que contribuem para o cumprimento das metas do programa no município.

A visita foi acompanhada pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ricardo Assis, além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais e dos gestores de cada unidade, que explicaram o funcionamento e a destinação da alimentação desenvolvida em cada local.

Segundo a secretária municipal de Assistência e Políticas Sociais, Jackeline Macedo, a participação do município no programa é essencial.

“Hoje acompanhamos a rota do ‘Alimenta Cidades’, que passou pelo CCI. Aqui apresentamos a horta, uma das ações voltadas à segurança alimentar. Participar deste programa é importante porque contribui para o desenvolvimento do município”, afirma.

A Rota do Alimento também conheceu o Banco de Alimentos, local onde são preparadas cestas verdes compostas por alimentos frescos como verduras, legumes, frutas e tubérculos. A iniciativa faz parte dos índices alcançados pelo município desde a definição das metas, possibilitando a distribuição dessas cestas para 32 mil famílias.

O Restaurante Popular também fez parte da visita. No local, as refeições são servidas de segunda a sexta-feira pelo valor fixo de R$ 2, democratizando o acesso à alimentação. Além disso, os pratos são completos e acompanhados por uma equipe com nutricionista.

Ao longo do ano, foram desenvolvidas diversas atividades de incentivo à alimentação nutritiva e de qualidade, como as oficinas realizadas na Panificadora Escola. As capacitações ensinam técnicas para a produção de alimentos doces e salgados e incentivam o empreendedorismo para pessoas que desejam ingressar na área.

As oficinas também foram realizadas no Banco de Alimentos para famílias credenciadas pelo CRAS, com foco no reaproveitamento de alimentos. No CCI, as atividades envolveram a produção de alimentos típicos, como pamonha, bolo de mandioca e pudim, incentivando a confraternização. A visita também passou pela horta, onde são cultivados insumos utilizados no preparo de alimentos no próprio local.

De acordo com o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ricardo Assis, o município apresentou avanços significativos em 2026 no cumprimento das metas estabelecidas em 2025.

“Vocês colocam comida no prato de qualidade, vocês fizeram a parte técnica e implementaram, então hoje têm resultados e resultados positivos”, afirmou.

Fotos: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!