Saiba tudo o que você precisa fazer para votar com segurança
DA REDAÇÃO
Estamos a um mês da festa da soberania popular, onde os eleitores poderão escolher seus representantes na Prefeitura e nas Câmara Municipal de suas cidades. Você sabe o que precisa fazer para se preparar para esse grande dia?
Já baixou seu E-Tìtulo?
Em primeiro lugar, baixe agora mesmo o seu E-Título. Ele permite que você verifique se está apto a votar, consultando a sua situação eleitoral. Verifique também o seu local de votação, que pode ter sido alterado este ano. Com o E-Título você também valida documentos, obtém diversas certidões, quita multas eleitorais, verifica o seu local de votação e até justifica a sua ausência em caso de necessidade. Ele é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor.
No dia da votação
No dia 15 de novembro, meça a sua temperatura antes de sair para votar. Caso tenha febre ou tenha tido sintomas de Covid nos últimos 14 dias, fique em casa e justifique sua ausência pelo E-Título.
Se você estiver se sentindo bem, não deixe de votar! Dirija-se à sua Seção Eleitoral e leve seu título de eleitor impresso ou o seu E-Título, juntamente com um documento oficial com foto. Não se esqueça de verificar com antecedência a bateria do seu celular!
Horário especial para idosos
Se você tem menos de 60 anos, deixe para votar após as 10 horas da manhã. Como medida de segurança sanitária, o horário de 7 a 10 horas será reservado para os eleitores acima dos 60 anos.
Medidas sanitárias
Outra medida importante é uso da máscara de proteção facial. Use-a corretamente, cobrindo o nariz e a boca, durante todo o tempo em que estiver nas imediações da sua Seção Eleitoral. Mantenha distância mínima de um metro em relação a outras pessoas e não se esqueça de higienizar suas mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Se puder, leve também sua própria caneta. É um fator a mais de proteção para todos.
A Justiça Eleitoral está tomando todas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos os eleitores e mesários. A biometria, por exemplo, não será exigida este ano para evitar maior contato. Somente a sua assinatura será coletada.
Os mesários voluntários contarão equipamentos de proteção individual além de álcool em gel para uso durante todo o tempo em que estiverem à disposição da Justiça Eleitoral.
Diga não às “Fake News”
Mais uma dica importante: durante esse período de preparação para as Eleições, combata as notícias falsas. Verifique sempre a procedência das informações e, na dúvida, não repasse!
Garanta a segurança do seu voto e a da sua saúde!
Para saber mais, acesse o portal do TRE/GO no dia 15 de novembro. A página inicial será reconfigurada para facilitar o acesso dos eleitores às principais informações.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TSE/GO