Todo mundo já está cansado de ouvir que, durante o período de estiagem, é preciso economizar água. Mas hoje o convite é para olhar essa questão por um outro ângulo: vamos pensar quanto custam nossos hábitos de consumo?
E não estamos falando apenas do impacto no bolso, aquele que aparece quando a fatura chega na caixinha dos correios. Cada litro desperdiçado tem também um custo invisível para a natureza e para todo o sistema necessário para captar, tratar e levar água de qualidade até as residências.
O custo para a natureza
Antes de chegar à torneira, a água precisa sair de algum lugar. Ela vem dos mananciais e poços, que também sustentam a vida de outros seres ao nosso redor. Durante a estiagem, as chuvas diminuem e os níveis dos mananciais ficam mais baixos, economizar água significa, então, reduzir a pressão sobre essas fontes.
Quanto menor o consumo, menor a necessidade da Saneago retirar água da natureza. Assim, cada litro que economizamos ajuda a manter mais água onde ela é especialmente necessária nesse período: nos mananciais.
E vale lembrar: essa água não é só nossa. Dividimos os recursos hídricos com inúmeros outros seres, nossos vizinhos no planeta Terra. A água que permanece nos rios e córregos oferece abrigo e condições para a reprodução dos peixes, ajuda a manter viva a vegetação e garante a hidratação de animais.
Por isso, atitudes simples, como deixar a mangueira de lado na hora de limpar a calçada ou adiar a lavagem do carro durante a estiagem, podem representar muito mais do que alguns litros economizados.
O custo para o orçamento da casa
Agora vamos falar de onde costuma doer mais: o bolso. Pequenas mudanças de hábito podem parecer insignificantes no dia a dia, mas, repetidas todos os dias e por toda a família, podem aliviar bastante o orçamento doméstico.
Um banho de 15 minutos, por exemplo, gasta cerca de 180 litros de água. Se o banho durar apenas cinco minutos e o registro ficar fechado enquanto se ensaboa, o consumo pode cair para 60 litros. São 120 litros economizados por banho. Em um mês, considerando um banho por dia, isso representa 3.600 litros de água a menos na conta. E a economia pode ser ainda maior multiplicando as boas ações por cada morador.
O custo para o sistema
A água que chega limpinha à torneira percorre um longo caminho antes de entrar na sua casa. Ela precisa ser captada, transportada, tratada, analisada em laboratórios, armazenada e distribuída. Tudo isso exige energia elétrica, produtos químicos, equipamentos, manutenção e o trabalho de muitos profissionais. Por isso, quando desperdiçamos água desperdiçamos também energia elétrica, insumos e de todo o esforço necessário para deixá-la pronta para o consumo.
No fim, economizar água faz bem para todo mundo: ajuda a natureza, alivia o sistema de abastecimento e ainda pode sobrar um dinheirinho no fim do mês.
Fonte: Serviço de Imprensa da Saneago