Estudantes do 2º ano das redes públicas de Goiás passam por avaliação da fluência em leitura

Foto: Reprodução/ Secretaria de Estado da Educação
Foto: Reprodução/ Secretaria de Estado da Educação

As Avaliações são aplicadas pela Seduc e buscam promover a leitura e alfabetização das crianças da rede

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais) aplicará, ao longo do ano de 2023, avaliações da fluência em leitura para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino estadual e municipais. 

O plano de aplicação apresenta um conjunto de avaliações com o objetivo de promover a leitura como forma de contribuir para a alfabetização das crianças da rede estadual. Com vistas a apoiar às prefeituras, a Seduc/GO também disponibiliza o material de monitoramento para as redes municipais de Educação.

Etapas da avaliação

Esse plano é composto por um processo de três avaliações: a Diagnóstica, a Formativa e a Somativa. A primeira, começou na última terça-feira (21/3) e poderá ser aplicada até o dia 31 de março. A segunda ocorrerá em junho e, o terceiro teste, em outubro de 2023. Na última aplicação, a avaliação Somativa, os resultados serão encaminhados à Seduc/GO, que analisará o desenvolvimento da fluência leitora de cada aluno e o alcance do trabalho dos profissionais nas unidades escolares.

De acordo com a superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Seduc/GO, Márcia Carvalho, as avaliações asseguram a prática da leitura. “A avalição de fluência é uma forma de garantir que os estudantes desenvolvam a prática efetiva da leitura ainda nos anos iniciais da Educação Básica, e consequentemente, passem para o 3° ano do Ensino Fundamental fluentes,” ressalta a superintendente. 

Formação de profissionais

No âmbito da formação, os professores são capacitados para a aplicação e correção dos testes de leitura dos estudantes. Esse desenvolvimento profissional proposto aos professores alfabetizadores consiste em um itinerário formativo voltado ao uso dos resultados da Avaliação de Fluência em Leitura.

O percurso é realizado através da Plataforma PARC e, após a conclusão de todo o processo, os profissionais recebem uma certificação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF),

Alfabetização e fluência na leitura

Uma das dimensões da Alfabetização é a fluência na escrita e na leitura, que diz respeito à capacidade das pessoas de lerem textos sem obstáculos, com atenção e de forma direta.

Para a superintendente Márcia Carvalho, a leitura fortalece a Alfabetização e esta etapa é essencial na comunicação. “As crianças alfabetizadas conseguem se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em várias áreas. Por isso, as avaliações são tão importantes nesse processo de alfabetizar,” afirma.

Fonte: Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!