Conheça o programa Família Acolhedora e saiba como participar

Em tempos de pandemia, primeiro contato com as famílias interessadas acontece de forma remota
whatsapp-image-2020-01-28-at-16-45-11

DA REDAÇÃO

Você já conhece o programa Família Acolhedora? Esse é um modelo de acolhimento familiar de crianças e adolescentes que são afastados de seus responsáveis por medidas de proteção e é acompanhado pelo poder público. O serviço não é de substituição familiar, e sim de acolhimento provisório até que seja viável a reintegração familiar ou em casos específicos, a adoção. Durante a pandemia de coronavírus, o primeiro contato com a família que tem interesse em fazer parte do serviço, está acontecendo de forma remota, através de ligação e mensagem via whatsapp.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Lobo, o serviço faz toda diferença na vida de uma criança. “O acolhimento em família acolhedora apresenta uma série de benefícios para a criança e o adolescente, uma vez que preserva seu vínculo com a família de origem e oferece condições favoráveis para o seu pleno desenvolvimento, através de um ambiente saudável, seguro e afetivo”, destacou.

Publicado no Diário Oficial de Anápolis, em 26 de dezembro de 2019, a Lei nº 4.055, o programa FamíliaAcolhedora visa manter a dignidade das crianças e adolescentes afastados de seus entes, onde famílias de forma voluntária, que são capacitadas por uma equipe técnica, acolhem uma criança ou adolescente durante um prazo máximo de dois anos para, garantir os cuidados e afeto necessário no convivo familiar.

Devido a atual pandemia do novo coronavírus, os atendimentos presencias estão suspensos, mas continuam acontecendo de forma remota através de ligações e mensagens, onde a equipe técnica responsável pelo acompanhamento, faz o primeiro contato com as famílias interessadas em fazer parte do programa.

Caso tenha interesse em fazer parte do serviço Família Acolhedora e queira tirar mais algumas dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda através do telefone 0800 646 1117.

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!