Estudo foi feito por psicólogo britânico
Por Priscila Marçal
A pesquisa é antiga, foi divulgada em 2017, mas já dá pra ter uma noção que muita gente não cumpre o que estabelece como meta para o ano que está começando. É comum que pessoas façam promessas para que o ano novo seja diferente, mas apenas 1 a cada 10 conseguem cumprir essas promessas, segundo um estudo feito pelo psicólogo Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra.
O psicólogo analisou 3 mil pessoas que tentavam cumprir várias promessas como parar de fumar, emagrecer, fazer mais exercícios ou beber menos. Entre os voluntários, o estudo observou que a promessa mais difícil de ser cumprida foi parar de fumar – apenas 24% dos conseguiram deixar de fumar durante a pesquisa. Já a promessa mais cumprida foi a de “aproveitar mais a vida”, esse objetivo foi alcançado por 32% dos voluntários.
O psicólogo Daniel Soares, em entrevista à Rádio Imprensa explicou o motivo de tanta gente desistir de seus objetivos ao longo do ano. “A falta de persistência é explicada por desestímulo de amigos e familiares, além de problemas antigos, ou seja, mal resolvidos no passado. Outro motivo é que às vezes o desejo não é da pessoa que faz, mas de outra, por exemplo, o marido quer que a esposa emagrece, por isso ela estabelece isso como meta”, disse.
Apesar das dificuldades de cumprir as promessas, o doutor Daniel Soares esclarece a importância de fazer essas promessas, “significa que ali tem vida, vontade de viver e de fazer diferente”.
Confira na íntegra a entrevista concedida pelo Dr. Daniel Soares, psicólogo, à Rádio Imprensa FM: