Zoológico de Goiânia é fechado por 10 dias após morte de cisne negro com suspeita de gripe aviária

6b941f00-zoologico-gyn

O Zoológico de Goiânia foi fechado temporariamente ao público nesta segunda-feira (9/6) como medida preventiva após a morte de um cisne negro no local. A decisão atende à orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que investigam a possibilidade de infecção pelo vírus da gripe aviária (H5N1), de alta patogenicidade.

De acordo com a administração municipal, a medida visa proteger a saúde dos animais, dos visitantes e dos colaboradores. Durante o período de fechamento, equipes técnicas atuarão em regime de plantão para monitoramento e reforço dos protocolos de biossegurança.

A ave, que vivia em regime de vida livre dentro do zoológico, morreu no domingo (8/6). Após a notificação da administração do parque, fiscais da Agrodefesa realizaram a coleta de amostras, encaminhadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP). O prazo estimado para os resultados é de até 10 dias úteis.

Medidas de contenção

Durante o período de interdição zoossanitária, as aves do parque não poderão ser transferidas e estarão sob monitoramento diário. A entrada de pessoas será restrita àquelas estritamente necessárias para a manutenção do local, sempre mediante o uso de equipamentos de proteção e outras medidas de biossegurança.

Segundo nota da Agrodefesa, a ocorrência foi registrada no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet). A agência alerta que, caso novas aves apresentem sintomas ou morram repentinamente, novas coletas e análises laboratoriais serão realizadas.

A administração do Zoológico de Goiânia reforçou que todas as ações estão sendo conduzidas com máxima responsabilidade e transparência. Novas informações serão divulgadas assim que disponíveis pelos canais oficiais da Prefeitura e da Agrodefesa.

Com informações do Mais Goiás
Foto: Prefeitura de Goiânia

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!