Programa em parceria com o Ministério do Turismo foca na conscientização sobre comportamentos seguros no trânsito, com linguagem lúdica e didática
DA REDAÇÃO
Nesta semana, os estudantes da Escola Municipal Jerônimo Vaz recebem o “Viajando de Bem com a Via”, projeto do Grupo EcoRodovias que contribui com a formação de cidadãos mais conscientes no trânsito por meio de ações lúdicas. Em um caminhão adaptado com um auditório móvel, a peça “A legendária viagem de Nonô” conta a história de duas amigas que embarcam em uma grande aventura na estrada. O público assiste de dentro do próprio veículo, em poltronas estofadas, com som e imagem digitais, ar-condicionado, isolamento acústico e um pequeno palco.
Além disso, uma minipista com semáforos, placas de sinalização e triciclos foi montada na unidade para que os estudantes possam colocar em prática o que aprenderam. “Eu aprendi que no trânsito a gente a precisa respeitar o pedestre, que não podemos jogar lixo na rua, se alguém estiver de moto ou bicicleta precisa usar o capacete e que no semáforo, se estiver amarelo, não se pode avançar”, conta Isabella da Silva, estudante de 8 anos da unidade de ensino.
Anápolis é uma das duas cidades do Estado escolhida para participar do projeto “Viajando de Bem com a Via”, e para a secretária de Educação, Eerizania de Freitas, parcerias como essa são essenciais para avançar na qualidade da Educação. “O projeto despertará nos estudantes a consciência de que é preciso seguir a legislação e auxiliar os adultos quanto à Educação no trânsito”, ressalta.
De acordo com a concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pelas rodovias BR-153 (GO e TO) e BR-080/414 (GO), o programa, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura, e patrocínio do Grupo Ecorodovias, que controla a Ecovias do Araguaia.