Variante de Manaus domina casos de Covid-19 em Goiânia e já está em Anápolis

cbic-covid-19-coronavírus-construção

A informação é da Secretaria Estadual de Saúde, que também alertou para a transmissão comunitária no estado

DA REDAÇÃO

A nova variante do Coronavírus, P1, identificada pela primeira vez em Manaus (AM), já predomina entre os casos positivos de Covid-19 registrados em Goiânia nas últimas semanas. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, disse que esta cepa foi identificada em 28 de 30 amostras colhidas de forma aleatória em pacientes de todas as regiões da capital.

Essa linhagem também foi encontrada em pacientes de Anápolis, Catalão e Águas Lindas de Goiás. A Superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Flúvia Amorim, informou que ela está em estágio de transmissão comunitária no estado.

A variante é mais contagiosa e mais mortal, especialmente entre as pessoas mais jovens.

Aumento dos casos

O resultado é que os números de Covid-19 continuam aumentando de maneira alarmante. Em Goiás são 444.509 casos confirmados, 9.910  mortes. Goiás está na fase vermelha no mapa de contaminações, o que indica alta no número de morte. A variação da última semana apresenta o acréscimo de 87% nos óbitos.

Em Anápolis, são 27.871 casos confirmados, 647 mortes.

Ontem o Brasil registrou 2.736 mortes pela Covid-19 e totalizou 285.136 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.031, ficando pela primeira vez acima da marca de 2 mil. O número de casos confirmados em 24h no país bateu recorde ontem. Foram 90.830 em um único dia, o maior número desde o início da pandemia. O Brasil totaliza agora 11.700.431 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Vacinação

A vacinação avança no país. Com a chegada de novas doses, os números de imunizados estão aumentando. O Brasil já imunizou 10.713.615 pessoas com a primeira dose contra a Covid, o que representa 5,06% da população.

Goiás, que já recebeu 584.280 doses de vacinas, já imunizou 310.110 pessoas com a primeira dose, o que representa 4,36% da população do Estado. E, também, 93.391 pessoas receberam a segunda dose da vacina, número que ainda é considerado baixo, devido a pouca procura por parte da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!