WhatsApp e Telegram parecem iguais, mas não são. As duas redes sociais possuem suas particularidades
Por Edilson Marçal
Depende do que você pretende. Depois que o Facebook anunciou mudanças na política de gerenciamento e compartilhamento de dados do WhatsApp, rede social que pertence ao grupo Facebook, muitos usuários ficaram revoltados e decidiram buscar alternativas. E muitos migraram para o Telegram, uma rede muito parecida com o WhatsApp, que sempre é a primeira escolha quando algo dá errado com a rede preferida dos brasileiros.
Quanto à conveniência de migrar, é preciso levar algumas coisas em consideração. A primeira, é a popularidade do WhatsApp no Brasil. Afinal, não adianta migrar para uma rede onde seus amigos e parentes não estão presentes. Isso porque a maior parte dos planos de telefonia móvel oferece navegação grátis, sem descontar no plano de dados, para o Facebook, WhatsApp e Twitter, mas não oferece o mesmo benefício em relação ao Telegram. Assim, a migração acaba resultando em custo adicional.
No entanto, o Telegram tem seus atrativos. Quanto à usabilidade, faz tudo que o WhatsApp oferece e mais. Permite a criação de grupos bem maiores, com até 200 mil usuários. Você pode escrever uma mensagem e programar a data e hora em que será enviada. Permite enviar todo tipo de arquivo, além de permitir o envio de arquivos grandes, o que ajuda na hora de enviar vídeos longos ou de alta qualidade. O Telegram permite que o usuário fique online em mais de um computador ao mesmo tempo, mesmo com o telefone desligado, o que é uma grande vantagem.
Um diferencial que faz do Telegram uma rede indispensável é que ele não armazena dados no celular do usuário, mas sim no provedor do próprio Telegram. Assim, quando você envia um arquivo enorme de dados, ele não ocupa seu celular. O arquivo ficará na base de dados do Telegram por anos, até você apagar. Isso faz com que o Telegram funcione como uma espécie de armazenamento na nuvem, o que pode ser muito útil.
Portanto, a decisão em migrar para a nova rede social vai depender do que você deseja. Se for só por causa do compartilhamento de dados anunciado pelo Facebook, não vale a pena abandonar o bom e velho WhatsApp. Afinal, não vai mudar tanta coisa assim.