Vacinação está mais perto de ser iniciada no Brasil

Vacina

Ministro da Saúde disse que na melhor das hipóteses, a partir do dia 20 a vacina começa a ser aplicada no país

Em meio às notícias do aumento no número de casos em todo o país, inclusive em Goiás, a boa notícia é a vacinação que está bem perto de ser iniciada. O Ministro da Saúde Eduardo Pazuello também uma possível data para o início da vacinação. Segundo ele, na melhor das hipóteses, ainda no mês de janeiro, a partir do dia 20, a vacinação deve ser iniciada aqui no país.

O Ministério da Saúde divulgou ontem (07) que assinou um contrato com o Instituto Butantan para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com a instituição. O documento prevê quatro entregas até o dia 30 de abril. Há ainda a possibilidade de o órgão federal adquirir do instituto outras 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões. Cada dose da vacina custará R$ 58,20, o valor total do contrato é de R$ 2,6 bilhões.

Eficácia da Coronavac

O governo de São Paulo anunciou ontem a eficácia da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a o laboratório chinês Sinovac. O índice divulgado foi de eficácia de 78% para casos leves, ou seja, a cada 100 pessoas que tomaram a vacina, 22 tiveram apenas sintomas leves, sem a necessidade de internação hospitalar.

O governo também divulgou a eficácia de 100% para casos moderados a graves, o que significa que nenhum dos imunizados evoluiu para o quadro mais grave, incluindo mortes.

Plano de vacinação em Goiás

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 no Estado de Goiás, que ainda está sendo elaborado por equipes da Secretaria Estadual de Saúde, foi apresentado em reunião na tarde desta quarta-feira (6) ao Centro de Operações de Emergência (COE).

Foi realizado um mapeamento de risco, que faz parte do plano, que aponta a disseminação de FakeNews como um dos maiores riscos para a recusa da procura pela vacina.

Outros problemas apontados no estudo que podem prejudicar o processo de imunização aqui no Estado é a falta de logística, especialmente no armazenamento das doses que precisam ser acondicionadas em baixíssimas temperaturas. Por isso o Governo prevê no plano a distribuição de doses considerando as duas hipóteses: recebendo doses da Moderna ou da Pfizer, que precisam de refrigeração abaixo de 70º graus; e recebendo doses de outras vacinas que podem ser armazenadas em temperaturas normais.

Aumento de casos em Goiás

Na atualização desta sexta-feira (8), em Goiás são 314.701 casos de Covid-19 confirmados, dos quais 6.918  pessoas morreram por causa da doença.

O Estado, que na semana passada estava na fase azul no mapa de contaminações, que representa queda nos números, e que nesta semana evoluiu para a fase amarela, o que significa estabilidade, agora está na fase vermelha que significa alta.

A variação, se comparada ao que vinha sido registrado há duas semanas, apresenta alta de 44% no número de contaminações.

Em Anápolissão 18.709 casos confirmados e 403 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!