

Brasil
Vacinação contra Covid-19 pode começar em menos de uma semana
Ministro da Saúde disse que na melhor das hipóteses, a vacinação começa no dia 20, próxima quarta-feira
DA REDAÇÃO
O Ministério da Saúde anunciou ontem (13) que um avião vai decolar hoje (14) com destino à Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. A previsão é que o avião chegue ao Brasil no sábado.
No domingo (17), a Anvisa deve decidir sobre o uso emergencial das vacinas da Fiocruz e do Butantan. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que, se o uso emergencial for aprovado, a distribuição das vacinas para os estados levará de três a quatro dias. Com isso, no melhor dos cenários, a vacinação poderá começar no dia 20, próxima quarta-feira.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse ontem que a vacinação deverá começar quando as doses chegarem às capitais. “Eu não posso esperar chegar a 5 mil municípios, 38 mil salas de vacinação, para então startar a vacinação. Então, vai começar quando chegar nas capitais. É essa a ideia”, explicou.
Seringas e Agulhas
O superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, Paulo Henrique Fraccaro, afirmou ontem que o governo requisitou às empresas do setor mais 30 milhões de seringas e agulhas a serem destinadas à vacinação contra a Covid-19.
Somadas às outras 30 milhões requisitadas pelo Ministério da Saúde no início do mês, as indústrias serão obrigadas então a fornecer 60 milhões de seringas e agulhas ao governo. A requisição administrativa é um instrumento previsto na Constituição por meio do qual o poder público pode usar temporariamente bens privados em caso de “iminente perigo público”. Pela regra, o governo deve assegurar indenização, “se houver dano”.
Números da Covid
Ontem o Brasil registrou, mais uma vez, mais de mil mortes por dia. Foram 1.283 óbitos. O país agora tem 206.009 mortes causadas pela Covid-19. O número de novos diagnósticos também aumentou. Foram 61.966 casos confirmados em 24h, subindo para 8.257.459 brasileiros que tem ou tiveram Covid desde o início da pandemia.
Em Goiás são 323.129 casos confirmados, 7.016 mortes. Os números de mortes no Estado aumentaram assustadoramente. Na comparação com 15 dias atrás, o aumento foi de 95%, ou seja, nessas duas últimas semanas a quantidade de mortes no Estado quase que dobrou.
Em Anápolis são 19.215 casos confirmados, 411 mortes.
Brasil
Infectados por variante amazonense podem ter carga viral até dez vezes maior

Estudo foi coordenado pela Fiocruz Amazônia e assinado por 29 especialistas
DA REDAÇÃO
A carga viral de pacientes contaminados pela cepa P.1 do novo coronavírus, uma variante que, provavelmente, se desenvolveu no Amazonas, é bem maior do que em pacientes infectados por outras cepas que circulam no estado do Norte do País. A conclusão faz parte de um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia.
De acordo com o artigo que divulga os dados da pesquisa, assinado por 29 especialistas, as pessoas infectadas com a cepa P.1 podem ter até dez vezes mais vírus em seu organismo do que aquelas contaminadas por outras variantes. Essa pode ser uma das explicações para a transmissão tão rápida no Amazonas.
Fonte: Brasil 61
Brasil
Pesquisadores brasileiros avaliam estresse em pacientes com Covid-19

Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante
DA REDAÇÃO
Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) avaliou os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de Covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante.
Segundo os pesquisadores este é o primeiro estudo a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.
O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células.
Fonte: Brasil 61
Brasil
Ministério da Saúde adquire 20 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

Expectativa é de que oito milhões de doses cheguem ao Brasil ainda no mês de março
DA REDAÇÃO
O Ministério da Saúde assinou contrato de R$ 1,6 bilhão para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin. A aquisição do imunizante contra a Covid-19 foi acordada com a Precisa Medicamentos / Bharat Biotech.
Oito milhões de doses devem chegar ao Brasil ainda no mês de março. Em abril, desembarca no País a mesma quantidade de doses. Outras quatro milhões devem chegar em maio. Todas as vacinas vão compor o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Fonte: Brasil 61
-
Brasil6 dias atrás
Brasil atinge a marca de 250 mil mortes por Covid-19, foram 50 mil em 48 dias
-
Goiás6 dias atrás
Goiás deverá comprar 2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19
-
Goiás6 dias atrás
Goiás recebeu mais 81,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19
-
Goiás6 dias atrás
Saneago deverá devolver valor cobrado por hidrômetros