Connect with us

Goiás

Vacinação contra aftosa atinge 99,13% em novembro

Published

on

Agrodefesa tem até 31 de dezembro para encaminhar relatório final da segunda etapa de 2020 a Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

DA REDAÇÃO

A campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa referente à segunda etapa de 2020, realizada no período de 1° a 30 de novembro, atingiu o índice de 99,13%. Os dados estão registrados no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e foram divulgados pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O prazo para declaração terminou na sexta-feira (18/12).

Foram vacinados nesta etapa 10.357.043 bovinos e bubalinos, de um total estimado pela Agrodefesa em 10.447.882 cabeças. Pelos dados do Sidago, ficaram sem receber a vacina apenas 90.839 animais, o que representa 0,87% do rebanho previsto na faixa etária de zero a 24 meses. O índice de vacinação pode sofrer ligeira alteração para mais, considerando que declarações entregues em formulário impresso nas unidades da Agrodefesa podem não ter sido ainda lançadas no Sistema.

O presidente da Agência, José Essado, afirma que o índice de vacinação obtido na segunda etapa é muito expressivo e evidencia o engajamento e a responsabilidade dos pecuaristas, que demonstraram mais uma vez ter consciência da importância de garantir a sanidade do rebanho. Essa é uma das condições que abre cada vez mais os mercados no Brasil e no exterior para a carne produzida em Goiás.

Essado ressalta que o resultado é importante porque a vacinação ocorreu, mais uma vez, em um momento atípico, de prevalência da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, os pecuaristas atenderam ao chamado do Governo Estadual e fizeram sua parte para garantir a sanidade dos animais. “Isso é motivo de contentamento e reconhecimento do esforço dos criadores, dos profissionais do Serviço Veterinário Oficial e dos demais servidores da Agrodefesa”, enfatiza.

O dirigente da Agrodefesa destaca, também, o apoio do Governo de Goiás por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), dos veículos de comunicação de todo o Estado que contribuíram na divulgação da campanha, e, ainda, das entidades representativas dos produtores, que se empenharam para que a campanha fosse exitosa.

Providências

A partir de agora, os profissionais da Agrodefesa vão fiscalizar as propriedades que deixaram de apresentar a declaração para saber a real situação e adotar as providências legais cabíveis. O pecuarista que não vacinou nem declarou será autuado e terá de pagar multa de R$ 7,00 por cabeça não vacinada. Se tiver vacinado, mas não apresentado a declaração, será penalizado com multa de R$ 300,00 por propriedade.

Em ambas as situações, enquanto não cumprir as normais legais, o criador fica impedido de movimentar os animais para quaisquer finalidades. No caso de não ter aplicado a vacina, terá de fazer vacinação assistida, isto é, com supervisão e acompanhamento da Agrodefesa. Neste caso, a autorização para compra de vacina é concedida pela Agência e a aplicação nos animais terá de ser acompanhada pelos fiscais médicos veterinários do órgão.

Fonte: www.goias.gov.br

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Goiás

Vacinação de professores em Maio ainda não está garantida

Published

on

Depois da decisão do STF de suspender a vacinação dos profissionais de segurança pública, o Estado de Goiás busca autorização no Ministério da Saúde para dar sequência ao plano próprio de vacinação

DA REDAÇÃO

O Estado de Goiás espera receber, nos próximos dias, o aval do Ministério da Saúde para dar prioridade ao grupo de professores na vacinação contra o coronavírus. Segundo o Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, outros grupos, como população privada de liberdade estão à frente dos educadores na fila de espera.

Na justificativa, o Governador Ronaldo Caiado afirma que as aulas precisam retornar o quanto antes e, para isso, os trabalhadores da Educação precisam ser vacinados ainda no mês de maio. Porém, o estado depende de autorização do Ministério da Saúde.

Nesta semana o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da imunização dos profissionais de Segurança Pública e Salvamento em Goiás e ordenou que o Estado cumpra o Plano Nacional de Imunização.

Continue Reading

Goiás

Vestibular da UEG será realizado no dia 30 de maio

Published

on

Provas, que estavam previstas para 21 de março, foram adiadas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19

DA REDAÇÃO

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) escolheu o dia 30 de maio para a realização das provas do Vestibular UEG 2021/1, e do Processo Seletivo Especial para Refugiados e Portadores de Visto/Acolhido Humanitário 2021. O certame, que estava marcado para o dia 21 de março, foi adiado em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

As provas serão aplicadas de forma presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. A UEG informa que, dez dias antes da data prevista para a prova, será realizada uma nova consulta, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES), sobre a viabilidade sanitária para a realização do certame. A consulta visa garantir que o processo seletivo ocorra da forma mais segura possível, dentro do contexto da pandemia.

O edital do Vestibular 2021/1 e o cronograma retificado podem ser acessados no endereço: www.estudeconosco.ueg.br. Os interessados também podem solicitar mais informações pelo email: ns@ueg.br.

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Goiás

Caiado assina protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da Agência Empresarial dos Correios

Published

on

Objetivo da unidade é oferecer atendimento personalizado aos empresários do polo logístico do Daia

DA REDAÇÃO

O governador Ronaldo Caiado e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, assinam na próxima sexta-feira (07/05), às 10h, um protocolo de intenções para a instalação de uma agência especializada no atendimento a empresas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), importante estrutura que compõe o Polo Logístico do Estado. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Estado.

A parceria para implantação da nova agência dos Correios é coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e marca a etapa inicial do projeto que pretende fazer de Anápolis o maior polo logístico do país. O município, localizado entre Goiânia e Brasília, está no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Norte-Sul. Além do Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060.

A Agência dos Correios do Daia atenderá toda a região, com foco em pessoa jurídica, já que possuirá estrutura especializada para esse perfil de clientes. A unidade deve ser inaugurada nos próximos meses e contará com espaço de 1.100 m², amplo estacionamento, além de área para carga e descarga de encomendas.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado assina protocolo de intenções para instalação da Agência Empresarial dos Correios, em Anápolis

Quando: Sexta-feira (07/05), às 10h

Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia (GO)

Fonte: www.goias.gov.br

Continue Reading

Destaque