Vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo lento

Dia D de vacinação contra a gripe no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro.
Dia D de vacinação contra a gripe no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro.

Especialistas preveem que se o ritmo não acelerar, Goiás vai demorar mais de três anos para imunizar toda a população

Por Priscila Marçal

Em todo o país questiona-se o ritmo da vacinação contra a Covid-19. Poucas doses foram distribuídas aos municípios até agora e, das que foram entregues, é baixo o percentual já aplicado. Especialistas estimam que, se o ritmo continuar assim, o Brasil vai demorar de quatro a cinco anos para imunizar toda a população.

Goiás, por exemplo, recebeu até ontem (01) 212.980 doses, 37,86% dessas doses foram aplicadas, o que representa 1,13% da população do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o percentual da população imunizada é maior que o divulgado, mas os dados não tem sido enviados pelos municípios.

Em algumas cidades o plano de vacinação avança mais rápido do que em outras. Anápolis, por exemplo, já finalizou a imunização nos primeiros grupos prioritários (idosos acolhidos em instituições de longa permanência e profissionais de saúde), e foi uma das pioneiras a abrir a vacinação para a população geral.

Na semana passada, os técnicos visitaram idosos com idade mais avançada para aplicar a dose à domicílio. Na quinta-feira (28) o Zap da Saúde começou a cadastrar idosos com mais de 90 anos, e no domingo (31) a vacinação drive-in imunizou 731 idosos cadastrados.

Vacinação no Brasil

Segundo o consórcio de veículos da imprensa, 2.220.216 pessoas foram vacinadas até ontem. Isso equivale a 25,21% das doses entregues aos municípios e 1,05% da população Brasileira.

Para que a pandemia chegue ao fim a dose da vacina precisa ser aplicada 400 milhões de vezes. Isso porque, para ficar imunizado, cada um dos brasileiros com mais de 18 anos vai precisar receber duas doses. A vacinação no Brasil começou no dia 17 de janeiro. Até domingo (31), pouco mais de 2 milhões de pessoas tinham recebido pelo menos uma dose da vacina.

A média atual é de 136 mil vacinados por dia. Isso significa dizer que, a cada 100 brasileiros, apenas 1 foi vacinado. Se continuarmos nesse ritmo, o Brasil vai demorar de 4 a 5 anos para vacinar toda a população com duas doses.

Dados da Covid-19

O país registrou 609 novas mortes em 24h, totalizando 225.143 óbitos desde o início da pandemia. Foram também 27.225 novos casos diagnosticados, totalizando 9.230.016 brasileiros que já tiveram ou tem a Covid-19.

Em Goiás são 351.688 casos confirmados, 7.489  mortes. Goiás permanece na fase vermelha no mapa de contaminação, o que indica alta no número de mortes. A variação na última semana apresenta o acréscimo de 71% no número de mortes.

Anápolis registrou até ontem (01) 21.104 casos confirmados e 445 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!