Um ano de Covid em Anápolis

unnamed

Em 16 de março de 2020 foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Anápolis

Por Priscila Marçal

Há exatamente um ano, em 16 de março de 2020, foi registrado o primeiro caso de Covid-19 em Anápolis. Na época pouco se sabia da doença, mesmo assim, neste mesmo dia, foi decretado o primeiro lockdown na cidade. Confira abaixo os principais fatos envolvendo o Coronavírus neste um ano de enfrentamento à doença em Anápolis:

Centro de Internação “Norma Pizzari”

Durante o período de quarentena geral no município, a prefeitura começou a investir na estruturação do sistema de saúde para tratar as pessoas que adoecessem por Covid-19 na cidade. No dia 27 de março foi inaugurado o Centro de Internação “Norma Pizzari”, uma espécie de hospital de campanha, destinado a atender exclusivamente pacientes com Covid-19.

Matriz de Risco

No dia 27 de abril, a prefeitura divulgou mais uma medida na tentativa de controlar o contágio pelo coronavírus. Em um Decreto Municipal, o prefeito Roberto Naves criou a Matriz de Risco, para calcular semanalmente o nível de colapso no sistema de saúde, levando em consideração a ocupação dos leitos de enfermaria e de UTI, e, assim, determinar o grau de isolamento social.

Mortes por Covid-19

A primeira morte por Covid-19 de um paciente residente em Anápolis foi no dia 01 de maio, fato que comoveu toda a população na época. A partir daí os números subiram consideravelmente. No primeiro pico da doença, por volta do mês de agosto, a cidade chegou a confirmar mais de 400 casos por dia e atingiu o recorde de 14 mortes registradas em 24h.

A partir do mês de setembro os casos começaram a diminuir gradativamente, até que em novembro e dezembro, passaram-se vários dias sem registros de mortes e números de casos confirmados em 24h abaixo de 50 por diversos dias consecutivos.

Vacinação

Em dezembro começaram as negociações para a compra de vacinas no Brasil, o que só foi possível em janeiro. No dia 18 de janeiro a primeira goiana a receber a vacina contra a Covid-19 foi em Anápolis, dona Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora de um abrigo de idosos. Desde então, milhares de pessoas já foram imunizadas e a campanha avança, agora, imunizando idosos com mais de 74 anos.

Segunda onda

Porém quase nada a comemorar neste um ano de enfrentamento à Covid-19 em Anápolis. Nos últimos dias a cidade tem enfrentado a pior faze da doença. No dia 05 de março um novo lockdown foi decretado por 10 dias para conter o contágio do coronavírus, mas os números continuam subindo.

Nos últimos três dias, Anápolis registrou mais de casos de Covid-19. Na última sexta-feira (12) o total era de 26.143 casos, ontem (15), o total era de 27.178 casos. Colocando os números em perspectiva, foram 461 no sábado (13), 207 no domingo (14) e 364 hoje (15), que totalizam 1.032 a mais apenas nesses dias.

O número de mortes também aumenta assustadoramente. O total de mortes na metade do mês de março já é maior do que os meses de janeiro e fevereiro somados. Foram 50 mortes em janeiro e 57 em fevereiro, somando 107 mortes nesses dois meses. Só nos 15 primeiros dias de março, foram registradas 116 mortes.

Na semana passada a cidade bateu o recorde de mortes diárias por três dias consecutivos. Na segunda-feira (08) foram 15 mortes em 24h, na terça (9) o número aumento para 17, e na quarta (10) a cidade registrou 18 mortes, maior número até agora. A quantidade de novas mortes começou a diminuir desde então até esta segunda-feira (15), quando a cidade voltou a registrar 15 mortes em 24h.

A marca dos 500 óbitos foi atingida no dia 02 de março, apenas 12 dias depois, no dia 14, o município chegou aos 600 mortos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!