De acordo com Seduc, número de jovens que abandonaram os estudos caiu de 77.879 para 35.696 entre 2018 e 2021
DA REDAÇÃO
Goiás registrou uma das menores taxas de evasão escolar em 2021, com redução de 54% em relação a 2018. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de 2018 a 2021, o número de jovens que abandonaram os estudos de um ano para outro caiu de 77.879 para 35.696.
O dado foi comemorado pelo governador Ronaldo Caiado que creditou essa realidade aos investimentos e políticas públicas para o setor educacional, como melhoria na infraestrutura, instalação de laboratórios em toda rede estadual, bem como o pagamento de bolsa estudantil para os alunos do Ensino Médio.
“Tudo isso faz o jovem acreditar na educação e ficar no colégio. Essa evasão [menor] é um reflexo da política que conseguimos implantar”, sublinhou o chefe do Executivo estadual. “É um número que nunca existiu. Duvido que algum estado tenha resultado semelhante”, avaliou Caiado.
Taxas de evasão escolar
Entre as iniciativas que mudaram os números da evasão escolar em Goiás está a concessão de bolsas, por meio dos programas Jovem Aprendiz e Bolsa Estudo. Para receber o benefício Bolsa Estudo, os estudantes precisam cumprir alguns requisitos, como atingir uma frequência mínima nas aulas. “Isso faz com que o estudante volte a acreditar na educação e permaneça no colégio”, salientou.
Valorização
Em outra frente, houve investimento na reforma das unidades escolares de todo o estado, entrega de uniformes, repasse de computadores, implantação de laboratórios de física, química, biologia e informática, promovendo aulas mais práticas e menos teóricas; bem como a valorização dos professores e servidores da educação.
“Quem trabalha nesse ramo percebe que muitos estudantes aos 16 anos têm uma tendência a não acreditar na educação, que ela não terá utilidade, mas estamos mostrando que todos podem vencer na vida, escalar novos patamares”, afirmou Caiado.
Fonte: Governo de Goiás