Sim, é possível desenvolver o hábito de estudo

Cropped image of creative female secretary creating planning for executive noting important meeting and events organizing work of busy boss while sitting at working place in coworking office
Cropped image of creative female secretary creating planning for executive noting important meeting and events organizing work of busy boss while sitting at working place in coworking office

O hábito é um comportamento aprendido, que se repete regularmente, conscientemente ou não, como lavar as mãos e escovar os dentes. Trata-se de uma ação espontânea, ou seja, realizada de modo natural por todos os seres vivos

05 dicas para adquirir o hábito de estudar:

1) Crie um cronograma de estudo

O cronograma é uma estratégia de aprendizado, que tem o intuito de organizar a rotina de estudos do aluno. Por meio dessa agenda, são definidos os horários e as tarefas a serem feitas no dia. Dessa forma, o estudante consegue avançar no conteúdo de modo rápido e eficiente.

Ao montá-lo, o responsável deve tomar cuidado para não comprometer outras atividades, como escola e lazer, tampouco sobrecarregar a criança sem levar em consideração a sua rotina e ritmo de aprendizagem. Diante disso, o Kumon oferece planejamento individualizado e orientação exclusiva, respeitando a realidade do aluno, que adquire o hábito de estudo e sente-se motivado a continuar aprendendo.

2) Estabeleça metas reais

Quais são os objetivos? Ao especificá-los, lembre-se de que cada criança é única, portanto, tem um ritmo de desenvolvimento diferente. Por isso, o Kumon reúne orientadores e pais para desenharem um planejamento de aprendizagem compatível com as necessidades do pequeno. O aluno inicia os estudos no nível adequado às suas capacidades e somente passa para a próxima etapa após ter absorvido o conteúdo.

3) Determine o tempo de estudo

Ficar horas seguidas nos livros ou cadernos pode desmotivar o seu filho, além de não o ajudar a entender a matéria. O ideal é ver a disponibilidade da criança e calcular quanto tempo ela consegue se dedicar aos estudos. Por exemplo, no Kumon, os alunos são orientados a reservarem alguns minutos do dia para as tarefas, se possível de manhã e no mesmo horário; assim, terão o resto do dia para fazerem outras atividades. Inicie com 15 minutos e, aos poucos, aumente o tempo de concentração para 30 ou 40 minutos.

4) Organize um local para os estudos

Durante os estudos, afaste objetos que possam tirar a atenção do seu filho, como celular e televisão. Defina um ambiente confortável e silencioso. Após terminar a tarefa, diga para ele guardar o material no mesmo local; desta maneira, vai ajudá-lo a ter mais organização.

5) Não deixe para amanhã o que você pode estudar hoje

Ao acumular os exercícios, a criança se sentirá sobrecarregada e desestimulada. Então, oriente seu filho a realizar as tarefas diariamente. Essa atitude o ajudará a avançar de modo contínuo, sem pesar na rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!