Série Propostas: Os planos dos candidatos para a economia de Anápolis

crop

Implantar novas indústrias e incentivar o microempreendedorismo são ideias dos candidatos para gerar emprego e renda

Por Priscila Marçal

Desde sua fundação, Anápolis tem uma vocação econômica muito forte. A cidade experimentou vários ciclos de crescimento: os armazéns na década de 30, a ferrovia na década de 60, o Daia na década de 70 e muitos investimentos que vieram nos últimos 20 anos que prepararam a cidade para o próximo ciclo, o da logística.

O próximo prefeito vai enfrentar o desafio de manter a cidade nesse ritmo. Já há alguns anos, os entraves para que novas empresas se instalem na cidade deixou Anápolis estagnada, o problema se agravou com a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Nas Propostas de Governo dos nove candidatos a prefeito, surgiram ideias diferenciadas que prometem reaquecer a economia da cidade.

Indústrias

 O candidato Josmar Moura (PRTB) disse que pretende se espelhar em modelos de cidades de sucesso no país, além de elaborar política públicas para atrair mais empresas. Também afirmou que vai colocar em operação o Centro de Convenções e fomentar a rede hoteleira. Também quer fortalecer o desenvolvimento ferroviário e viabilizar o aeroporto de cargas.

João Gomes (PSDB) quer implantar a Zona de Desenvolvimento Estratégico e Zonas de Desenvolvimento Econômico para a atração de empresa, indústrias e demais empreendimentos.

José de Lima (Patriota) quer criar novas áreas no Daia para atender os micro e pequenos empresários. Pretende oferecer incentivos fiscais, doar terrenos e oferecer apoio logístico para a construção de galpões industriais.

Márcio Corrêa (MDB) quer atrair mais empresas desburocratizando o processo e concedendo créditos.

Roberto Naves (PP) quer criar mais um Pólo de Desenvolvimento Agroindustrial de Anápolis para atrair mais empresas. Quer articular o início do funcionamento do Centro de Convenções de Anápolis, com calendário de eventos.

Antonio Gomide (PT) quer incentivar a empregabilidade em apoio às atividades produtivas da economia social (empresa familiar), micro e pequenas empresas. Além de reavivar o potencial econômico do Daia.

Novos projetos

Valeriano Abreu (PSL) quer criar o Programa Auxílio Empreendedor com crédito de até trinta mil reais para as pessoas que querem abrir seu próprio negócio.

Delegado Federal Humberto (PSD) quer criar o Banco Municipal Cooperativismo, que atenderá os funcionários da Prefeitura, Micro e Pequenos Empresários, além dos trabalhadores informais da cidade.

Douglas Carvalho (PSOL) quer implementar um programa de crédito popular no qual trabalhadores autônomos e cooperativas terão prioridade, especialmente os micro e pequenos negócios. Também quer agenciar estratégias de economia solidária, como bancos populares e as moedas sociais, além das cooperativas e microcrédito.

Roberto Naves (PP) quer fazer do Aeroporto de Cargas, um local para receber, também, voos comerciais. Além disso quer implantar um Polo de Desenvolvimento Aeronáutico. Quer implantar na Plataforma Multimodal do Daia o Polo Atacadista, que contribuirá com a melhoria do trânsito no Centro da Cidade.

Agricultura

O candidato Antônio Gomide (PT) quer disponibilizar maquinário agrícola para preparação do solo e colheita da produção para aumentar a produtividade. Também quer incrementar a comercialização da produção, para isso pretende repensar o espaço físico do Mercado do Produtor. Também quer conservar as estradas vicinais que no período chuvoso se tornam um empecilho para o escoamento da produção.

Delegado Federal Humberto (PSD) quer capacitar os produtores rurais e incentiva-los a criarem microempresas e associações para autogestão.

Valeriano Abreu (PSCL) quer criar um centro de resfriamento de leite em cada Distrito a fim de que o leite produzido pelos pequenos produtores adquira maior valor. Também quer realizar as adequações necessárias no Mercado do Produtor.

A criação de cooperativas e associações para beneficiamento e venda da produção agrícola está nas Propostas de Governo dos candidatos José de Lima (Patriota), Roberto Naves (PP) e Delegado Federal Humberto (PSD).

Roberto Naves (PP) quer reformar a sede do Feirão da Vila Jaiara e IAPC, além do Mercado Municipal e do Mercado do Produtor.

Sustentabilidade

Os candidatos estão preocupados com a promoção do uso de energia limpa. O uso da energia solar em casas, comércio, indústrias e órgãos públicos foi pauta nas Propostas de governo de Roberto Naves (PP), Douglas Carvalho (Psol), Valeriano Abreu (PSL) e Márcio Corrêa (MDB).

Série Proposta de Governo

A Série Proposta de Governo faz parte do “Projeto Eleições”, elaborado pela Rádio Imprensa e executado durante a Campanha Eleitoral 2020. Durante esta semana, de 19 a 23 de outubro, será publicada uma reportagem por dia no site da emissora (www.imprensamadureira.com.br) apresentando as propostas dos candidatos à prefeitura de Anápolis para as áreas de atuação mais relevantes do governo municipal.

Amanhã, quinta-feira (22.10) será a vez de mostrar quais são as ideias dos candidatos para melhorar a economia da cidade (geração de emprego, concessão de benefícios fiscais, implantação de novas empresas, etc); e, encerrando a série de reportagens, na sexta-feira (23.10), será publicada uma reportagem sobre as propostas para a infraestrutura de Anápolis (projetos de obras, construções, reformas, ampliações e outras benfeitorias para a cidade).

Para a elaboração das reportagens foi utilizado a Proposta de Governo que está disponibilizada no site da Justiça Eleitoral, no seguinte link http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/92215/candidatos.

A intenção do Jornalismo Imprensa é contribuir com o processo eleitoral, munindo o eleitor das informações que ele precisa para escolher conscientemente seu candidato que deverá administrar a cidade nos próximos quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!