Investimento está dentro do cronograma firmado entre a Prefeitura de Anápolis e a concessionária
DA REDAÇÃO
Com o acréscimo de 150 litros por segundo, o índice de tratamento de água realizado pela Saneago em Anápolis aumenta em cerca de 20% o volume que chega à casa dos consumidores. Esse é, a partir de agora, o resultado da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta que foi inaugurada no município nesta terça-feira, 3. Além dessa tecnologia, foi apresentada uma série de melhorias para garantir a qualidade e a regularidade da oferta. Os investimentos somam cifras milionárias, realizadas num período de dois anos, corroborando com as normas do contrato de programa assinado entre o poder executivo municipal e a concessionária.
A aplicação de recursos e esforços é demonstrada com a interligação de poços artesianos (de um total de 17 poços, 6 estão em operação e mais 5 entrarão nesta estiagem); a ampliação de adutoras em 33 quilômetros para interligação desses poços; a expansão do Centro de Reservação Jardim América em 2 mil metros cúbicos; e a duplicação de 3,6 quilômetros de adutora de integração, para aumentar em 200 litros por segundo a capacidade de vazão de reforço do Sistema Piancó para o Daia.
Criada este ano, a Agência Reguladora Municipal (ARM) de Anápolis é responsável por fiscalizar e monitorar serviços públicos terceirizados, o que inclui o cumprimento de prazos. “Eles estão dentro do cronograma de investimento e vamos continuar monitorando para que cada passo seja dado dentro do planejado”, diz o presidente da Agência, Robson Torres.
O prefeito Roberto Naves ressaltou que todos os esforços e estrutura para que não falte água estão sendo feitos. “É importante estarmos aqui hoje para respondermos muitas perguntas. Lá atrás, quando fomos questionados sobre o novo contrato, a gente disse que Anápolis iria entrar em uma nova era, no sentido de termos investimentos para aprimorar nosso sistema de água”, afirma Roberto.