

Anápolis
Reeleito para mais quatro anos, prefeito Roberto Naves anuncia seu projeto
Prioridade será a Saúde, sem se descuidar, entretanto, de outros pontos fundamentais
Por Nilton Pereira
Com a estrutura administrativa completamente remodelada (criação de novas secretarias, extinção de umas e fusão de outras), o Prefeito Roberto Naves e Siqueira, reeleito para mais um mandato de quatro anos (2021/2024) foi empossado na manhã de sexta-feira, 1º de janeiro, em cerimônia restrita, devido às exigências sanitárias por conta da Covid-19, mas que, nem por isso, deixou de ser concorrida. A ela compareceram o Governador Ronaldo Caiado (DEM) deputados estaduais, lideranças comunitárias e outros convidados especiais. Cumprindo o ritual, o Prefeito foi empossado pelos vereadores com assento na Câmara Municipal que, também, na ocasião, realizou a eleição de sua nova mesa diretora.
A solenidade foi nas dependências do Teatro “São Francisco” e demorou pouco mais de uma hora e meia. Roberto Naves, ao lado da Primeira Dama Vivian Albernaz Naves, com o Vice-Prefeito, também reeleito, Márcio Cândido e sua esposa Maele Cândido, após a cerimônia oficial, se dirigiu ao miniauditório do Centro Administrativo, onde, ato seguinte, anunciou e deu posse aos membros do primeiro escalão do Governo. A equipe passou a ter a seguinte constituição:
Chefia de Gabinete do Prefeito: Bruna Ghannan
Procuradoria-Geral: Carlos Alberto Fonseca
Controladoria-Geral: Alaine Alves Valim (servidora efetiva)
Secretaria de Governo e Recursos Humanos: Raquel Magalhães (servidora efetiva)
Secretaria de Economia: Valdivino de Oliveira
Secretaria de Planejamento, Compras e Licitações: Walkyria Vargas
Secretaria de Saúde: André Braga
Secretaria de Educação: Eerizânia Freitas Lobo (servidora efetiva)
Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano: Coronel Mauro Douglas
Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda: Marcos Abrão
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos: Francisco Lacerda
Secretaria de Integração Social, Cultura e Esporte: Sonja Lacerda
Secretaria de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos: Fernando Almeida Cunha
Secretaria de Comunicação, Eventos e Modernização: Rodrigo Tizziani
Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis: Eduardo Milke
Agências Reguladoras: Robson Torres
Fala de Roberto
Em seu pronunciamento, o Prefeito Roberto Naves fez questão de dizer que a nova gestão não é, necessariamente, uma continuidade do governo que se encerrou. “É um novo governo”, disse ele, ao resumir sua expectativa em relação ao mandato que acabava de assumir.
O Prefeito Roberto Naves, entretanto, assegurou que vai ser preciso adotar muita criatividade e empregar muito esforço para o enfrentamento das demandas que vêm a seguir, dentre elas, o “pós-pandemia”, que vai exigir dos governantes, muito empenho e muita dedicação. Mas, deixou escapar que, pelo menos uma coisa não deve mudar: a prioridade com a área de saúde, tida como uma das mais complexas e sensíveis de qualquer gestão pública, em qualquer nível, seja municipal, estadual ou federal.
Para dirigir esta pasta, foi convidado o médico André Braga, cujo currículo destaca atuações tanto na área pública como privada na Capital do Estado. Ele tem ligação direta com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, cuja carreira pública, em boa parte, foi construída no Distrito Federal.
Ressalte-se que na campanha eleitoral, Roberto Naves deu muito destaque a alguns avanços conquistados na saúde em Anápolis, como a implantação da UPA Pediátrica e das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido, que se tornaram referência no País. Também, a implantação do Zap da Saúde, visando desburocratizar e facilitar o atendimento à população.
Agora, no segundo mandato, Roberto Naves terá a missão de tirar do papel alguns projetos que foram apresentados na campanha, dentre eles, a implantação da UPA Geriátrica, que já está em fase adiantada e vai funcionar em um prédio construído ao lado do CAIS Jardim Progresso; e a construção do novo Hospital Municipal, com 110 leitos. Este último, um projeto um pouco mais arrojado, mais complexo e que deve demandar mais de tempo.
Outras áreas
Roberto Naves destacou que, além da Saúde, outras áreas administrativas preocupam, como a geração de empregos, com a criação de espaços a serem cedidos a empresas que desejem se instalar no Município. Outra preocupação é com o sistema viário, na busca de reformulação da malha viária, esgotamento de águas pluviais, pavimentação de setores ainda não contemplados com o benefício e a ampliação dos serviços na área da Educação, com a abertura de novas escolas, reforma das existentes e melhor qualificação da política educacional de competência da Prefeitura.
Roberto Naves aposta na parceria com o Governo do Estado, tendo por base o pronunciamento do Governador Ronaldo Caiado que hipotecou toda a solidariedade a ele, assim como junto ao Governo Federal, através de praticamente toda a bancada goiana no Congresso Nacional. “Vamos atrás de verbas, de recursos, de apoio para o desenvolvimento de vários projetos que já estamos elaborando”, disse o Prefeito.
Anápolis
“Precisamos desacelerar o avanço da transmissão” diz diretora de saúde

Variantes possuem poder de transmissão altíssimo e podem estrangular o sistema de saúde público e privado
DA REDAÇÃO
Quatro pessoas moradoras de Anápolis, com idade entre 24 anos e 44 anos, foram detectadas com novas variantes da Covid-19 do Reino Unido ou de Manaus (AM). O que mais preocupa as equipes de Vigilância Epidemiológica é que, ao fazer o rastreamento desses pacientes, nenhum deles estiveram nesses locais ou tiveram contato com pessoas que passaram por esses destinos. “Há uma transmissão comunitária dessas variantes”, explica Mirlene Garcia, diretora de Vigilância em Saúde de Anápolis.
E o que isso muda? A extrema importância de que o maior número de pessoas pare de circular pelas ruas, como forma de mitigar a transmissão dessa nova variante. “Na prática, os estudos apontam que essas variantes possuem poder de contágio da doença muito superior à Covid-19 originada em Wuhan, na China, e possibilidade de agravamento da doença em tempo mais rápido”, completa Mirlene.
A preocupação é de que nesse ritmo acelerado, o sistema público e particular de saúde sejam estrangulados, já que pacientes cada vez mais jovens estão recorrendo às unidades de saúde e permanecendo por período mais prolongado. Na última quinta-feira, 4, o prefeito Roberto Naves disse, em coletiva de imprensa, que o crescimento de internações foi de 325% em intervalo de sete dias.
A diretora de Vigilância em Saúde teme que se o vírus não for freado nesse momento, podemos atravessar um mês difícil em março. “Não há outra forma, já que o Brasil ainda não tem vacinas suficientes para imunizar a população. Proteja sua família, ajude-nos a desacelerar o avanço da transmissão”, desabafa.
Anápolis
Anápolis está entre as três cidades do Estado com mais microempreendedores individuais

As estatísticas mostram que 28% dos MEI de Anápolis estão na faixa etária entre 31 e 40 anos
DA REDAÇÃO
Com 23.569 novos microempreendedores individuais (MEI) no ano de 2020, Anápolis é o terceiro município do Estado de Goiás entre os que mais contam com optantes pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangido pelo Simples Nacional (SIMEI).
Os dados são do Governo Federal e estão disponíveis no portal “Empresas e Negócios”. As estatísticas mostram que 28% dos MEI de Anápolis estão na faixa etária entre 31 e 40 anos. Depois vêm as faixas de 21 a 30 anos (21%); 51 a 60 anos (18%); e acima de 61 anos (6,2%). Entre os jovens, dos 23.569 microempreendedores, 172 estão na faixa entre 18 e 20 anos.
A liderança entre os MEI de Anápolis é de artigos de vestuário e acessórios: 1.933 inscritos (1.517 mulheres e 416 homens). Em segundo está a atividade de cabeleireiro, com 1.822 inscritos. Na terceira posição está promoção de vendas (1.134); seguida por construção civil/obras de alvenaria (907).
Na quarta posição estão lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (885); seguida de mercadorias em geral/predominância de minimercados, mercearias e armazéns (770); restaurantes e similares (553); tratamento de beleza (513); fornecimento de alimentos preparados/maioria para consumo domiciliar (461); e serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores (424).
Os números expressivos apresentados por Anápolis são fruto de um processo constante de evolução do setor produtivo local. Entre os fatores que fomentam este crescimento estão políticas públicas de orientação, suporte, consultoria e qualificação de microempreendedores, com intuito de reduzir os índices de informalidade, além de gerar emprego e renda.
Fábrica do Empreendedor
O programa Fábrica do Empreendedor, da Prefeitura, atua na formalização, apoio e qualificação dos microempreendedores individuais (MEI). Nos últimos dois meses a Fábrica do Empreendedor realizou mais de 500 atendimentos. A Fábrica do Empreendedor agora está localizado na sede do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), no Bairro Jundiaí, ao lado do Parque Ipiranga. Por conta do decreto excepcional em vigor no município, o atendimento presencial está suspenso, mas pode ser feito de forma on-line pelo telefone (62) 3902-1222, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Anápolis
Igrejas não deverão abrir durante o novo decreto municipal

O decreto vale por 10 dias como medida para conter o avanço do novo coronavirus
Por Priscila Marçal
Os templos religiosos e filosóficos de Anápolis não poderão abrir durante a validade do novo decreto municipal, publicado ontem pelo prefeito Roberto Naves. A medida começa a valer hoje (5), às 19h.
Devido às novas recomendações, muitas igrejas estão se preparando para fazer a transmissão online de um culto menor, sem fieis presentes. Essa medida já havia sido adotada no ano passado, durante o primeiro lockdown em Anápolis e foi aperfeiçoada ao longo desse período.
Outros pastores, de igrejas menores, preferem enviar em grupos de WhatsApp mensagens em áudio, uma espécie de sermão reduzido, como alternativa de não deixar os fieis desamparados durante a validade do decreto.
O decreto Nº 46.104 esclarece o que deve abrir na cidade e como deverá ser o funcionamento desses estabelecimentos. Não é citado o que deverá permanecer fechado neste período, mas a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis esclareceu que qualquer setor ou atividade não mencionado no decreto deverá permanecer fechado neste período de 10 dias. Isso envolve igrejas, academias, salões de beleza e demais setores omitidos no documento.
O novo decreto vale até o dia 15 de março.
-
Anápolis6 dias atrás
Anápolis vacina 3.171 idosos neste domingo, 28
-
Anápolis5 dias atrás
Anápolis registra mais de 2,5 mil casos de Covid só em fevereiro
-
Brasil7 dias atrás
Satélite brasileiro Amazonia-1 entrará em órbita neste domingo (28)
-
Brasil5 dias atrás
Infectados por variante amazonense podem ter carga viral até dez vezes maior