Rede Municipal de Educação desenvolve práticas de responsabilidade socioambiental

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Ações do projeto Talentos do Coração envolvem solidariedade, autorresponsabilidade e preservação do meio ambiente

DA REDAÇÃO

A responsabilidade foi o tema do projeto Talentos do Coração neste mês de junho. Considerado o mês do meio ambiente, as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação desenvolveram ações que despertaram a responsabilidade socioambiental dos estudantes. Essa competência é prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento de habilidades como o despertar da consciência sobre o impacto que as decisões têm nos grupos e na sociedade. Outro tema abordado foi o uso adequado dos recursos naturais e a prática de atos sustentáveis.

“Visamos a uma sociedade justa, com princípios éticos, sustentáveis, inclusivos e solidários. Para isso, despertar a consciência sobre a responsabilidade das nossas ações desde a infância é um ato fundamental”, pontua a secretária de Educação, Eerizania de Freitas.

O Projeto Tampamania, que arrecadou tampinhas plásticas para a aquisição de cadeiras de rodas, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Voluntários de Coração e o Rotary Clube, e contou com a participação não só dos estudantes, mas também de toda a comunidade escolar. O objetivo foi a sensibilização para a importância da consciência ambiental e a solidariedade. Mais de quatro toneladas de tampas plásticas foram retiradas do meio ambiente para o descarte consciente. Isso só foi possível por meio do trabalho de conscientização realizado pelos professores nas unidades de ensino.

“Não jogar o lixo pela janela do carro, aguar uma planta e separar o lixo reciclável em casa são ações simples que fazem parte do cotidiano dos estudantes e trazem mudanças no comportamento deles futuramente, pois a criança criará o hábito de ser responsável pela natureza e pelo ambiente”, afirma a professora Renata de Souza Morais, da Escola Municipal Eurípedes Almeida Martins.

Além da responsabilidade ambiental, a pandemia também cobrou dos estudantes desenvolver essa competência diante do novo cenário. A Isabelly de Souza Ramos é estudante do 5º ano na Escola Municipal João Luiz de Oliveira. Ela conta que precisou ser mais responsável em relação aos seus estudos estando em casa, no período remoto. “Nesse mês de junho eu pude ver que sou bastante responsável com as aulas online. Tenho que me arrumar e almoçar para poder começar os estudos uma hora da tarde, todos os dias, porque esse era o horário que eu estaria estudando na escola. Além da responsabilidade com as tarefas da escola, sou responsável por ajudar meus pais e meu irmão mais novo”, diz a estudante de 10 anos.

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