Queda na vacinação contra gripe comum provoca aumento de casos no Brasil

Anapolis-inicia-vacinacao-de-pessoas-com-comorbidades-nesta-sexta-feira-07

Enquanto avançava a imunização contra a Covid, a procura pelo imunizante contra a influenza despencou – de mais de 90% do público-alvo para 70%. O surto na cidade do Rio já provocou a internação de 23 crianças e um idoso. A vacinação é aberta a todos.

DA REDAÇÃO

Nesta primavera, muitos brasileiros estão gripados. Enquanto avançava a imunização contra a Covid, a procura pela vacina da gripe despencou.

Esta não é a época do ano que a gripe comum costuma abalar a saúde dos brasileiros, mas aquela vacina anual contra a influenza acabou ficando em segundo plano e a queda na imunização deixou a porta aberta para o vírus.

Em 2019 e 2020, a taxa nacional de vacinação passou de 90% do público-alvo da campanha – crianças, idosos, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde. Mas em 2021, o resultado é bem diferente. Até esta quinta-feira (25), apenas 70% tomaram a vacina.

No fim de setembro, o Ministério da Saúde autorizou que as vacinas da Covid-19 e da gripe sejam aplicadas no mesmo dia. A recomendação foi publicada em uma nota técnica. Antes, o intervalo era de 14 dias.

Marcelo Cruz, pesquisador da Fiocruz responsável pelo monitoramento da gripe, diz que houve um aumento de casos da gripe comum também em São Paulo e Espírito Santo, sem impacto nas internações. Segundo ele, a contenção do surto no Rio poderá evitar que a doença eleve o número de casos em outros estados, assim como a vacinação em todo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!