O candidato pretende criar o próprio auxílio emergencial para ajudar os mais prejudicados com a crise
RÁDIO IMPRENSA
Ex-prefeito de Anápolis, João Gomes (PSDB), quer voltar a ocupar a cadeira de administrador da cidade. Ele foi o entrevistado do Programa O X da Questão nesta quinta-feira (05.11), durante o Projeto Eleições 2020, idealizado pela Rádio Imprensa.
O candidato disse que seu maior projeto durante o mandato seria cuidar dos que foram mais prejudicados com a pandemia causada pelo novo Coronavírus. A proposta é oferecer um apoio financeiro de R$ 300,00 reais em substituição ao Auxílio Emergencial que o Governo Federal tem repassado aos mais necessitados. De início, cerca de 3 mil famílias seriam contempladas com o recurso.
O incentivo aos microempreendedores é outra ideia para superar a crise. O candidato quer implantar um Distrito Municipal para que esses pequenos empresários instalem suas empresas, este distrito teria zonas de atuação por segmentos empresariais. Segundo o candidato, a ideia também ajudaria com a poluição ambiental e sonora causada por pequenas empresas de marmoraria, marcenaria e serralheria que estão instaladas nos bairros e incomodam a vizinhança.
Apesar de querer focar no estímulo da economia municipal, o candidato acredita que o principal desafio da cidade é a saúde. Em sua gestão quer criar mais três unidades que funcionarão 24h e já definiu locais onde serão implantadas: Bairro de Lourdes, Recanto do Sol e Vila União. Além disso, pretende reativar três unidades que eram 24h e deixaram de ser: Progresso, Abadia Lopes e Cais Mulher. Quer também construir a primeira Maternidade Municipal, que vai, também, ser um Centro de Atenção à saúde da mulher. Sobre a construção de um novo Hospital Municipal (proposta de alguns outros candidatos), disse que não pretende executar essa obra, mas investir na unidade já existente.
O candidato considera, também, a área da Segurança Pública como uma das que precisam de mais atenção. Disse que pode investir em iluminação pública, melhoria da infraestrutura nas ruas e ampliação do banco de horas da Polícia Militar para alcançar o objetivo de oferecer mais segurança à população.
Um dos problemas característicos da cidade é o Saneamento Básico. Sobre esse assunto o candidato disse que vai exigir que a Saneago apresente nos primeiros 30 dias de seu governo um plano emergencial para que não falte água em Anápolis em 2021, caso isso não seja feito, pretende reavaliar o contrato.
Sobre a Câmara Municipal, o candidato explicou que a obra não precisava ser paralisada. Lembrou que já foram investidos R$ 6 milhões de reais no local e que esse dinheiro deve ser valorizado. Disse que a obra nunca foi judicializada e pode ser finalizada. Caso eleito, pretende terminar a construção e entregar a nova Câmara Municipal à população.
Também é proposta do candidato construir mais três Parque Ambientais. Um na antiga erosão da Avenida Leopoldo de Bulhões; outro na região Leste da cidade (Recanto do Sol ou Bairro de Lourdes) e o terceiro na região do Bairro Copacabana.
Confira a entrevista na íntegra:
Para votar
Nome de Urna: João Gomes
Nome completo: João Batista Gomes Pinto
Partido: PSDB
Número: 45
Sobre o candidato
João Batista Gomes Pinto é experiente na disputa eleitoral em Anápolis. Em 2008, foi eleito vice de Antônio Gomide, e reeleito em 2012. Em 2014 assumiu como prefeito e governou a cidade por dois anos, encerrou o mandato e disputou a reeleição em 2016, mas não foi eleito. Depois disso, em 2018, concorreu ao cargo de deputado estadual, e ficou na suplência. Agora, mais uma vez enfrenta as eleições para o cargo de prefeito de Anápolis. Tem como vice a advogada Maristela Rodrigues, que também é do PSDB.
Sobre o Projeto Eleições
O Projeto “Eleições 2020” é uma realização da Rádio Imprensa. Em duas rodadas de entrevistas, a equipe de jornalismo da Rádio Imprensa entrevista os nove candidatos à prefeitura de Anápolis. A primeira rodada foi do dia 28 de setembro a 08 de outubro. A segunda rodada começou no dia 30 de outubro e vai até o dia 12 de novembro.
As entrevistas serão realizadas no programa “O X da Questão”. Dessa vez os candidatos tem uma hora para apresentar suas propostas para a administração da cidade (o dobro do tempo da primeira rodada). As entrevistas também são transmitidas ao vivo nas redes sociais da Rádio Imprensa: YouTube, Facebook e Instagram.
O Projeto “Eleições 2020” tem a intenção de contribuir com o processo eleitoral, levando informação ao eleitor com ética e imparcialidade.
Confira o calendário de entrevistas
30.10 – Douglas Carvalho (PSOL)
03.11 – Márcio Corrêa (MDB)
04.11 – Roberto Naves (PP)
05.11 – João Gomes (PSDB)
06.11 – José de Lima (Patriota)
09.11 – Antônio Gomide (PT)
10.11 – Josmar da Moura Gás (PRTB)
11.11 – Delegado Federal Humberto (PSD)
12.11 – Valeriano (PSL)