O candidato tem várias propostas para a área de segurança pública e acredita que a prefeitura tem, também, responsabilidade de fornecer mecanismos para garantir segurança à população
RÁDIO IMPRENSA
Honrando suas raízes, que é a Polícia Federal, o candidato Humberto Evangelista (PSD), quer investir esforços para melhorar a segurança pública, caso eleito. Ele e seu vice, Amaury Esberard, também do PSD, foram os entrevistados do Programa O X da Questão nesta quarta-feira (11.11), durante o Projeto Eleições 2020, idealizado pela Rádio Imprensa.
O candidato explicou as ideias que registrou em seu Plano de Governo. Foram feitas oito propostas na área da Segurança Pública, como, por exemplo, criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, Criar a Guarda Civil, trazer para Anápolis Comandos Especiais de Combate à Criminalidade (Bope, Giro, Rotam, Choque e Polícia Ambiental) e aumentar a quantidade de câmeras de videomonitoramento. Falou, também sobre a urgência de se questionar o Presídio Estadual de Anápolis e da Cadeia Pública (Recanto do Sol) que geram insegurança para a população. Disse também que as Polícias Civil e Federal precisam de um prédio digno para que os policiais executem melhor suas funções e que estaria disposto a doar o terreno para que os Governos Estadual e Federal construam essas unidades.
Outro assunto que os candidatos consideram urgente para a cidade é o Saneamento Básico. O vice Amaury Esberard falou sobre a possibilidade de reduzir o desperdício de água, como maneira de aumentar a oferta. Lembrou que há poucos anos o desperdício na cidade era de mais de 50% e a Saneago conseguiu reduzir para 30%. Os candidatos pretendem reduzir ainda mais esse índice. Disse, também, que é necessário enxergar o crescimento habitacional a longo prazo e pensar em alternativas para trazer água para a cidade. Uma de suas propostas é trazer água do Lago Corumbá, distante 30 quilômetros da cidade.
Para a Educação, os candidatos pensam em militarizar 50% das escolas municipais por meio de convênios com a Polícia Militar e convocando os militares da reserva para ministrar aulas. Pretendem, também, buscar parcerias para instalar um Colégio Militar Federal e outras unidade de educação militarizadas. Também pretendem construir uma creche no Daia para atender às mães trabalhadoras no distrito.
Na área da saúde pretende construir um novo Hospital Municipal, uma Maternidade, Unidades de Saúde em bairros que ainda não são contemplados com o serviço e um ambulatório no Daia.
Para a gestão econômica da máquina pública, os candidatos pretendem reduzir de 20 a 30% os gastos com água, energia, telefone e material de consumo motivando os servidores a colaborarem com essa meta, e em troca receberem reajustes salariais. Querem, também, criar o Banco Municipal de Anápolis (BMA) e fazer girar o dinheiro dentro do município, oferecendo crédito ao microempreendedor com juro de 3,5% ao ano.
Os candidatos apresentaram também algumas obras de infraestrutura para o município. Um novo prédio para a administração municipal é o principal deles. A ideia é construir uma grande unidade que abrigará todas as secretarias municipais, centralizando a oferta de serviços públicos em um só local. O candidato disse que pretende buscar verba junto ao Governo Federal para executar essa obra, a exemplo de cidades vizinhas que fizeram o mesmo.
Também pretende transformar as principais avenidas da cidade em um anel viário para dar mais fluidez ao trânsito, além, também, de dar sequência à construção do novo viaduto de acesso ao Recanto do Sol.
Para o transporte público, disse que pretende reduzir o preço da passagem pedindo ao Governo Estadual que zero o ICMS sobre o preço do combustível para o serviço. Vai exigir, também, que os coletivos estejam sempre em boas condições de tráfego.
Na área da moradia, os candidatos pretendem doar ou transferir a baixo custo, terrenos municipais a pessoas de baixa renda; e, para ajuda-las a construir sua casa, buscar parcerias com empresários do setor de construção civil e, assim, construir casas em regime de mutirão.
Ao ser perguntado sobre o que faria com o prédio da Câmara de Vereadores, obra polêmica na cidade, o candidato disse que demoliria e construiria outro em outro local.
Confira a entrevista na íntegra:
Para votar
Nome de Urna: Delegado Federal Humberto
Nome completo: Humberto Evangelista
Partido: PSD
Número: 55
Sobre o candidato
Humberto Evangelista é Delegado Federal aposentado. Sua participação na política começou na eleição passada, quando se candidatou para o cargo de Deputado Estadual. E agora, em 2020, pelo PSD, concorre ao cargo de prefeito. Tem como vice, o empresário Amaury Esberard, que também é filiado ao PSD.
Sobre o Projeto Eleições
O Projeto “Eleições 2020” é uma realização da Rádio Imprensa. Em duas rodadas de entrevistas, a equipe de jornalismo da Rádio Imprensa entrevista os nove candidatos à prefeitura de Anápolis. A primeira rodada foi do dia 28 de setembro a 08 de outubro. A segunda rodada começou no dia 30 de outubro e vai até o dia 12 de novembro.
As entrevistas serão realizadas no programa “O X da Questão”. Dessa vez os candidatos tem uma hora para apresentar suas propostas para a administração da cidade (o dobro do tempo da primeira rodada). As entrevistas também são transmitidas ao vivo nas redes sociais da Rádio Imprensa: YouTube, Facebook e Instagram.
O Projeto “Eleições 2020” tem a intenção de contribuir com o processo eleitoral, levando informação ao eleitor com ética e imparcialidade.
Confira o calendário de entrevistas
30.10 – Douglas Carvalho (PSOL)
03.11 – Márcio Corrêa (MDB)
04.11 – Roberto Naves (PP)
05.11 – João Gomes (PSDB)
06.11 – José de Lima (Patriota)
09.11 – Antônio Gomide (PT)
10.11 – Josmar da Moura Gás (PRTB)
11.11 – Delegado Federal Humberto (PSD)
12.11 – Valeriano (PSL)