Connect with us

Anápolis

Projeto Adoce aumenta número de acordos na conciliação

Published

on

Iniciativa que partiu da Justiça em Anápolis se torna referência para o Brasil

Da Redação

O Projeto Adoce está institucionalizado no Judiciário de Goiás, conforme decreto do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. Este projeto foi idealizado pela juíza Aline Vieira Tomás, da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, após a constatação de que a iniciativa impacta no aumento de acordos alcançados pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania. 

Denominado “Projeto Adoce: Acordos após ingestão de Dextrose Observados em Conciliações Judiciais (processuais) e Extrajudiciais (pré-processuais)”, o experimento consistiu no oferecimento de glicose/dextrose (suco de uva) aos jurisdicionados e advogados submetidos a conciliações no 2º Centro Judiciário de Soluções e Conflitos de Cidadania de Anápolis. A proposta de instituir o Adoce como política pública de conciliação do TJGO foi apresentada pela Magistrada, em Anápolis, após a apuração dos resultados da pesquisa, que demonstrou um aumento de 31,03% no número de acordos alcançados. Esse impacto reflete no cumprimento de metas do Plano de Gestão do Tribunal Goiano e, também, do Conselho Nacional de Justiça.

Como funciona

O planejamento inclui replicar o experimento com o oferecimento de suco de uva nas audiências de conciliação nas varas de Família e Sucessões do Estado de Goiás, de forma gradativa, iniciando em 24 unidades judiciárias. A escolha das comarcas foi feita com base na movimentação processual e na localização geográfica no Estado, compondo o eixo Goiânia, Anápolis e Entorno de Brasília.
O Projeto Adoce recebeu duas premiações – na 10ª edição do prêmio Conciliar é Legal do CNJ, na categoria juiz individual (Justiça Estadual), e no 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria Trabalhos dos Magistrados. A prática idealizada pela juíza Aline Tomás integra o banco de boas práticas do 17º Innovare.

Fonte: Com informações do Centro de Comunicação Social do TJGO

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Anápolis

CoronaVac: Mais 1 milhão de doses são entregues pelo Butantan

Published

on

Instituto já entregou cerca de 42 milhões de unidades da vacina desde janeiro. Expectativa é de entregarem mais 54 milhões até agosto

DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (6), o Instituto Butantan enviou para o Ministério da Saúde um lote com mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Desde janeiro, o Butantan entregou cerca de 42 milhões de doses da vacina ao Plano Nacional de Imunização (PNI). As doses começam a ser liberadas a partir desta sexta (7).

As doses tem sido muito aguardadas, especialmente por aqueles que tomaram a primeira dose da Coronavac e já estão no prazo de receber o reforço.

No último dia 19 de abril, o instituto havia recebido uma remessa de 3 mil litros do ingrediente farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima importada necessária para a produção de novas doses da vacina contra o novo coronavírus. Um novo carregamento com mais 3 mil litros já está sendo negociado com a Sinovac.

O Butantan está perto de completar as 46 milhões de doses do primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde. A expectativa é entregar mais 54 milhões até o final de agosto, totalizando assim, 100 milhões de doses destinadas à campanha de vacinação brasileira contra a Covid-19.


Fonte: Brasil 61

Continue Reading

Anápolis

Rotary Club e o Colégio Militar realizam Dia “D” de Doação de Sangue

Published

on

A adesão de doadores é primordial para manter os estoques dos bancos de sangue, fundamental para salvar vidas de pessoas que dependem de transfusão de sangue

DA REDAÇÃO

O Rotary Club de Anápolis Jaiara e o Colégio da Polícia Militar do estado de Goiás, Dr. César Toledo, juntamente com o Hemocentro de Goiás, realizam o DIA “D” DE DOAÇÃO DE SANGUE no próximo dia 10 de maio, segunda-feira.

A iniciativa foi do Rotary Club Jaiara, presidido pela professora Nara Rúbia. “Nossa expectativa é de coletar 60 bolsas de sangue durante a ação, lembrando que cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, disse.

A coleta será realizada no Colégio Militar, o Tenente Coronel Luciano, diretor da unidade, lembra que é necessário fazer o agendamento. “Nós temos tomado todas as medidas de segurança para evitar a contaminação pelo Coronavírus, por isso é importante o agendamento”, ressaltou. Os telefones para agendamento são os do Colégio Militar: (62) 3315 2513/ 3315 5851.

A adesão de doadores é primordial para manter os estoques dos bancos de sangue, fundamental para salvar vidas de pessoas que dependem de transfusão de sangue, seja em atendimentos emergenciais relacionados a acidentes automotivos, transplantes e outros procedimentos, que com a pandemia tem uma demanda crescente e uma redução na coleta.

DIA “D” DE DOAÇÃO DE SANGUE

Data: 10/05/2021 – Segunda-feira

Horário: Das 8h às 18h

Local: CPMG – Dr. Cesar Toledo – Rua Monteiro Lobato, qd 02, s/n, Bairro Alexandrina – Anápolis – GO

Continue Reading

Anápolis

Vereador Alex Martins (PP) encaminhou sete projetos em menos de 100 dias de mandato

Published

on

O parlamentar também criou ferramenta virtual que aproxima o eleitor da Câmara de Vereadores

DA REDAÇÃO

Vereador pela primeira vez, o professor Alex Martins (PP) foi o convidado desta quinta-feira (06.05), durante a projeto “O Legislativo na 104,9”, no Programa “O X da Questão” da Rádio Imprensa.

O parlamentar tem uma lista de ações já realizadas por Anápolis, mesmo antes de ser eleito. Alex Martins é professor concursado da Universidade Estadual de Goiás, foi diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, a CMTT, na gestão do ex-prefeito Antonio Gomide, também foi Secretário Municipal de Educação na gestão do prefeito Roberto Naves. Agora, como vereador, amplia sua atuação para outras áreas além da educação e trânsito.

“Entendo minha responsabilidade como legislador e fiscalizador na Câmara de Vereadores. Nesses pouco mais de 100 dias de mandato, já encaminhei sete projetos para análise dos demais colegas”, disse.

Além dos projetos encaminhados, o vereador cumpriu uma promessa que fez em campanha de oferecer à população uma ferramenta que aproxime o eleitor do parlamento. “No início desta semana lançamos o aplicativo “Vereador em um Clique”, as iniciais formam a abreviatura “VC”, que quer dizer ‘você’, ou seja, queremos que o eleitor seja participante do processo. Neste aplicativo o eleitor pode sugerir ideias de projetos, fazer observações e reclamações, ser um co-vereador”, explicou.

O vereador também citou outras ideias que têm sido colocadas em prática como a implantação de uma mini cidade do trânsito que pode contribuir para a educação de trânsito em Anápolis; iluminação específica para faixas de pedestre, especialmente na Avenida Brasil; transformar o Museus Alberico Borges em virtual; fazer com que as concessionárias de veículos (que vendem carros que vão poluir o meio ambiente) contribua com o fornecimento de mudas nativas para que sejam plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente, como maneira de compensação ambiental; determinar que veículos recreativos para crianças (como o trenzinho da alegria) tenha locais específicos destinados a pessoas com dificuldade de locomoção, como espaço para cadeiras de rodas; moção para que o Detran realize as provas de trânsito para pessoas com deficiência em Anápolis (evitando que elas se desloquem até Goiânia); rediscutir a UEG, especialmente o curso de medicina, para que nenhum benefício conquistado até aqui seja perdido; e implantar um Colégio Militar no bairro Filostro Machado.

Continue Reading

Destaque