Parceria entre Secretarias de Saúde e de Integração Social, Esporte e Cultura capacita para os profissionais da área da saúde
DA REDAÇÃO
As Secretarias de Integração Social, Esporte e Cultura e Saúde, realizou, nesta terça-feira, 18, capacitação de servidores da área da saúde para atuarem junto à campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é orientar, informar e reafirmar o compromisso de proteção das crianças e adolescentes.
A capacitação aconteceu em uma plataforma online e contou com mais de 80 pessoas, dentre eles, enfermeiros, agentes de saúde e equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF). Outra está marcada para o dia 19 de maio, com mais servidores da área de saúde, que serão multiplicadores de informações para que toda a rede seja fortalecida e apta para identificar e agir.
“Integrar todas as secretarias, unir forças e levar conhecimento a toda sociedade é dar as mãos para o combate à violência contra crianças e adolescentes”, elenca a primeira-dama, Vivian Naves.
A secretária municipal de Integração Social Esporte e Cultura, Andrea Lins, enfatiza a importância de falar sobre o tema. “O silêncio das vítimas de abuso e exploração sexual é muito recorrente, e nesse momento de pandemia em que muitas estão fora do ambiente escolar, infelizmente podem estar em maior risco, o grito de socorro expressado por sinais precisa ser notado, portanto, precisamos estar capacitados para agir em meio a essas situações e assim proteger nossas crianças e adolescentes.”
Denúncias podem ser realizadas no Conselho Tutelar pelo número 0800 646 1114, na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente pelo número 3328-2721 ou no Disque 100.