Prefeitura libera vacina da Pfizer para algumas comorbidades

WhatsApp Image 2021-05-19 at 19.24.11 (1)

A vacina Pfizer está liberada para a maior parte das comorbidades, com excessão das seguintes: hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágios 3, 2 e 1 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, que continuam sendo imunizados com AstraZeneca

DA REDAÇÃO

Após a abertura da aplicação da vacina da Pfizer para gestantes, puérperas e pacientes imunossuprimidos, a Prefeitura de Anápolis libera o imunizante para outras comorbidades a partir desta quinta-feira, 19. Hoje, mais 3.500 doses desta marca chegaram à cidade e aplicação acontece no Ginásio Internacional Newton de Faria (drive-thru) e unidades de saúde do Arco-Íris e São José, das 8h às 16h.

“Lembrando que as pessoas com comorbidades liberadas para receber a Pfizer também podem ser vacinadas com AstraZeneca. Precisamos dessa força-tarefa já que os imunizantes da Pfizer têm prazo de aplicação devido a temperatura de acondicionamento”, ressalta a diretora da Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia.

A vacina Pfizer está liberada para boa parte das comorbidades, com excessão das seguintes: hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágios 3, 2 e 1 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade. As pessoas portadoras destas comorbidades continuam sendo imunizados com a vacina da AstraZeneca,assim como profissionais da educação, da saúde e da segurança, mediante lista encaminhada pelos órgãos competentes.

A vacina da AstraZeneca está disponível nos seguintes locais: ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth, para pedestres; e em sistema drive-thru na CMTT e unidades de saúde do JK e Anexo Itamaraty. Nestes mesmos postos estão sendo aplicadas segundas doses de CoronaVac, mediante distribuição de senha.

Comorbidades que podem receber Pfizer e AstraZeneca:

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e pericardiopatias

Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênita no adulto

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos

Hemoglobinopatias graves

Obesidade mórbida

Síndrome de Down

Cirrose hepática

Deficiência permanente com ou sem BPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!