Mudança gera economia para o município, considerando maior vida útil em relação à iluminação fluorescente e incandescente
DA REDAÇÃO
A Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) iniciou, em Anápolis, a segunda etapa da implantação de lâmpadas LED. O propósito da substituição, além de gerar economia para os cofres públicos, é iluminar de uma forma mais eficiente os locais onde foram instaladas. A previsão é de que 11 mil novos equipamentos beneficiem, inicialmente, Boa Vista e região, Vila Esperança e região, Primavera e região, além de terminar a grande Jaiara e os distritos de Joanápolis e Interlândia, iniciados na primeira etapa de implantação.
De acordo com o diretor de Serviços Urbanos, Albenzio Antônio Vento Filho, os técnicos já fizeram a avaliação da estrutura dos pontos de luz, dando manutenção em postes que não suportam a troca. “As lâmpadas de LED têm um consumo menor e maior qualidade. Com a economia de energia, e claro, dos recursos, é possível utilizar a verba em outras áreas. Além disso, vamos dar o brilho que nossa cidade merece”, explica o diretor.
As lâmpadas de LED possuem maior vida útil em relação à iluminação fluorescente ou incandescente. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas.
Segundo o presidente da CMTT, Fernando de Almeida Cunha, a substituição acontecerá em ritmo acelerado. Serão quatro equipes trabalhando de segunda a sexta-feira para realizar a troca de até 100 pontos diariamente. “A intenção é de que toda a rede de iluminação pública tenha lâmpadas de Led instaladas”, garante.