Prefeitura: “Atividades econômicas em Anápolis seguem seu funcionamento normal”

aereanapolis-20140321-175236

A prefeitura afirma que não há necessidade de fechar atividades comerciais com os atuais números de contaminação

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Anápolis, publicou uma nota para esclarecer as dúvidas da população sobre as decisões do poder executivo quanto ao funcionamento do comércio frente ao aumento de casos de Covid-19 na cidade. De acordo com a nota, não há necessidade de fechar as atividades comerciais neste momento.

A prefeitura reconheceu que os casos de Covid-19 tem aumentado nos últimos dias aqui na cidade. Mas informou que o sistema de saúde está preparado para atender a demanda, com leitos de enfermaria e UTI suficientes, sem risco de colapso no sistema de saúde.

Fake News

As dúvidas da população Anapolina começaram após a prefeitura anunciar que retomaria nesta quinta-feira (21), os protocolos municipais baseados na matriz de risco. Com a notícia e o aumento de casos de Covid-19 na cidade, informações desconexas começaram a ser divulgadas nas redes sociais informando que a prefeitura iria decretar um novo lockdown.

Matriz de Risco

A Matriz de Risco elaborada pela prefeitura e utilizada como base para definir os protocolos de contenção do vírus, possui três níveis que são utilizados para avaliar o risco de colapso do sistema de saúde, ou seja, quando há mais pacientes infectados que a capacidade de atendimento.

O Nível 1 é quando a quantidade de leitos disponíveis está abaixo da metade de ocupação, sugerido que o risco de colapso do sistema de saúde é baixo. Nesta etapa, segundo os protocolos sanitários, não há necessidade de fechar nenhum estabelecimento comercial.

O nível 2 é quando a quantidade de leitos está acima da metade de ocupação. Se a taxa de ocupação continuar subindo, o risco de colapso do sistema de saúde aumenta e se torna moderado. Nesta etapa, algumas atividades econômicas podem ser restringidas.

E o nível 3 é acionado quando a quantidade de leitos ocupados ultrapassa os 80% e o risco de colapso no sistema de saúde se torna alto. Nesta fase, um novo lockdown pode ser decretado.

Nota divulgada pela prefeitura (na íntegra)

“Mesmo diante do cenário de aumento no número de casos da COVID-19, a rede municipal vem suportando bem a pressão no sistema de saúde e, diante da disponibilidade atual de leitos, não há necessidade neste momento de nenhuma alteração nas regras de funcionamento das atividades comerciais.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está elaborando uma nova Nota Técnica, que será publicada nesta sexta-feira, dia 22, e servirá como base para a retomada da matriz de risco, que passa a valer mediante os protocolos que serão publicados no Diário Oficial de terça-feira, dia 26. Por ora, as atividades econômicas em Anápolis seguem seu funcionamento normal, situação que está sendo avaliada semanalmente pela equipe técnica da SEMUSA”.

Números Covid-19 em Anápolis

Em Anápolis são 19.927 casos confirmados, 427 mortes. O boletim epidemiológico, divulgado ontem (20) à tarde, informa ainda que duas novas mortes foram confirmadas: uma mulher de 81 anos que faleceu no dia 19 e um homem de 85 anos que faleceu na data de ontem. Além disso, 198 novos casos foram registrados apenas ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!