Por que as suculentas são tão difíceis de cultivar?

suculentas-e-cactaceas-1422461941258_1698x1131

As suculentas são a mais nova moda entre os entusiastas de cultivo doméstico de plantas

Por Edilson Marçal

Suculentas são aquelas plantinhas exóticas, normalmente cultivadas em vasos pequenos, que são a febre do momento para quem gosta de plantas. Normalmente, custam caro e são muito difíceis de cultivar. O motivo é simples: elas não estão acostumadas com as condições de solo, umidade, luminosidade e temperatura de nossa região, e por isso requerem atenção especial. A maior parte das suculentas são originadas de ambientes muito diferentes do nosso, como a África do Sul, Etiópia, China, Japão, dentre outras regiões.

O nome “suculenta” está associado à presença de muito líquido nas folhas. O motivo desse “suco” adicional é que essas plantas são nativas de regiões desérticas, com longos períodos sem chuvas, e precisam acumular reservas de água nas folhas para suportar os longos períodos de estiagem. E saber lidar com isso é o principal desafio para quem deseja cultivar essas plantinhas. É preciso descobrir o tipo de substrato exigido por cada espécie, a frequência e a intensidade da rega, se elas podem ou não ser deixadas diretamente ao sol. Como existem muitas espécies, nem todas podem ser cultivadas da mesma forma.

Mesmo com tantos desafios, as pessoas se encantam com as suculentas por serem exóticas, apresentando variedade de cores e formatos. Ao contrário do que muitos acreditam, nem todas as suculentas são cactos. Todos os cactos desenvolvem a capacidade de armazenar água nas folhas ou no caule, mas outras espécies de plantas também se adaptaram para fazer isso e viver em regiões de pouca chuva. Com muita paciência, dedicação e pesquisa, é possível ter em casa por longo tempo essas plantinhas coloridas e com formas encantadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!