Ocorrências resultaram ainda na apreensão de armas, munições, cargas de soja e agrotóxicos irregulares, além de cigarros contrabandeados
DA REDAÇÃO
A Polícia Militar de Goiás, durante as diferentes ações realizadas entre a noite de sexta-feira (14/05) e este domingo (16/05), realizou ao menos 33 prisões no Estado. Dois dos indivíduos detidos estavam foragidos da justiça. As diligências resultaram na apreensão de mais de 360 quilos de drogas, 600 unidades de LSD, insumos e outros materiais para a fabricação de entorpecentes, ao menos cinco armas de fogo e munições. Um laboratório para refino de cocaína foi fechado.
No combate aos crimes fiscais, a PM também apreendeu duas cargas de grãos irregulares, totalizando 87 toneladas de soja, mais de 1.000 litros e 75 quilos de agrotóxicos ilegais. Cerca de 4 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai também foram apreendidos. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Cristalina, Caçu, Jataí, Planaltina, Formosa, Rio Verde, Itapuranga, Sanclerlândia e Catalão.
Cruzada contra o tráfico
Militares do Comando de Operações de Divisas (COD), em ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal, apreenderam um carregamento com 300 quilos de cloridrato de cocaína, em Jataí, região sudoeste de Goiás. Os ilícitos estavam escondidos em um fundo falso, no compartimento de cargas de um caminhão que transportava 50 toneladas de milho. Os entorpecentes seriam levados para o Estado de São Paulo. Dois homens foram presos em flagrante. A apreensão trouxe prejuízo estimado em R$ 9 milhões ao crime organizado.
Ainda no combate ao tráfico, equipes do Batalhão de Rotam e da Polícia Civil do Distrito Federal prenderam cinco pessoas. A ação resultou na apreensão de 20 quilos de maconha, 1 quilo de cocaína pura, balanças de precisão e dois veículos. As detenções foram realizadas em Ceilândia e Santa Maria, no DF. Além de grande prejuízo ao tráfico, a operação reforça a parceria entre as forças policias de Goiás e do Distrito Federal, no combate à criminalidade. Os suspeitos e materiais apreendidos foram encaminhados ao 20° Distrito Policial (PCDF).
Na região leste do Estado, entre Goiás e Minas Gerais, policiais do Comando de Operações de Divisas apreenderam 25 quilos de maconha. Os entorpecentes eram transportados em um veículo, abordado durante as ações de patrulhamento. Em entrevista, o condutor confessou aos militares que levava a droga de Uberlândia (MG) para o município goiano de Luziânia. O suspeito foi conduzido, junto ao material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil em Cristalina. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.
Já em Catalão, equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) fecharam um laboratório que era utilizado para o refino de cocaína. Os PMs chegaram até o local após o recebimento de uma denúncia anônima, sobre possível comercialização de ilícitos. Após buscas, foram apreendidas 600 unidades de LSD, porções de cocaína e maconha, insumos e materiais para a fabricação das drogas e uma balança de precisão. Um homem, que seria o responsável pelo laboratório, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da região.
PM no combate aos crimes fiscais
Policiais militares do COD, em duas ações diferentes realizadas com o apoio da Secretaria de Estado da Economia (Sefaz), apreenderam duas cargas de grãos irregulares, totalizando 87 toneladas de soja. Durante uma das ocorrências, as equipes abordaram o motorista de um caminhão, que transportava 39 toneladas do produto, na divisa de Goiás com Minas Gerais. O condutor não possuía a documentação fiscal necessária e foi levado, junto ao carregamento, à Delegacia Fiscal de Cristalina. A carga foi avaliada em R$ 69 mil.
Já em Caçu, na região sudoeste do Estado, policiais do Comando de Operações de Divisas apreenderam um caminhão que transportava agrotóxicos sem nota fiscal. O condutor foi abordado depois de apresentar atitude suspeita, durante fiscalização da unidade policial. Ao todo, foram aprendidos mais de mil litros de agrotóxico líquido e 75 quilos de agrotóxicos comuns. O motorista preso e levado para a Delegacia de Caçu.
Outras ocorrências
Militares do Comando de Operações de Divisas apreenderam, neste domingo (16/05), cerca de 4 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. As equipes realizavam patrulhamento na região sul do Estado, quando visualizaram o motorista de um veículo, vindo de Uberlândia (MG) e que apresentou atitude suspeita. Durante a abordagem e busca veicular, foram encontradas quatro caixas com a mercadoria. Os cigarros, veículo e o indivíduo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Goiânia, para os demais procedimentos legais cabíveis.