Dezenas de animais foram encontradas em uma chácara da cidade em situação de maus tratos
Por Priscila Marçal
Por meio de uma denúncia anônima, a Polícia Militar e a Polícia Civil encontraram uma chácara nas proximidades do bairro Recanto do Sol, em Anápolis, onde seriam realizadas rinhas de cães. No local a polícia encontrou dezenas de cachorros amarrados em situação de maus tratos, além de tonéis onde outras dezenas de animais foram incineradas e uma arena onde seriam realizadas as brigas entre os cachorros.
Segundo o Tenente Braquiel, da Polícia Militar, também foram encontradas ossadas de animais, o que demonstra que a quantidade de cães mal tratados era bem maior do que a que foi encontrada. “Pelas características do local e os ferimentos que os animais vivos apresentavam, com certeza aqui funcionava uma rinha de cães”, avalia.
O delegado da Polícia Civil, Eder Martins também participou da operação. “Os animais estavam amarrados embaixo de uma árvore, sem proteção contra a chuva e com ferimentos”, destacou.
Cerca de 30 cachorros foram encontrados vivos. Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonozes e Bem-estar Animal de Anápolis, Vera Lourenço Dias, os animais estavam com muitos ferimentos, doentes e sem alimentação. “Encontramos alguns cães que podem estar com pneumonia, eles estavam amarrados sem água e sem comida há muitos dias”, relata. Os animais apreendidos foram sedados e levados para clínicas veterinárias em Anápolis, onde receberão cuidados como curativos, medicamentos e alimentação.
A polícia também prendeu o caseiro da chácara, um homem de 48 anos que não teve o nome divulgado. O caso será investigado pelo 5ª Distrito Policial, sob coordenação do delegado Eder Martins.