Governador Marconi Perillo e o Prefeito Roberto Naves assinaram convênio que será 100% bancado pelo Estado
Centenas de jovens lotaram o auditório do Senac, na tarde desta quinta-feira,03, para acompanhar a solenidade oficial de lançamento do passe livre em Anápolis, com a presença do Governador Marconi Perillo, do Prefeito Roberto Naves e vários secretários estaduais, municipais e outras lideranças políticas e classistas, foi também assinado o ato que vai permitir a orientação dos cadastros aos programa.
Na coletiva à imprensa, antes do início do evento, o Governador Marconi Perillo antecipou um pouco do seu discurso, relatando os vários projetos e políticas públicas de sua gestão para a juventude. Ele citou os programas Bolsa Universitária, Jovem Cidadão, Bolsa Escola, a Escola Padrão Século 21, dentre outras iniciativas que, conforme disse, estão aliadas a uma política pública maior que é a valorização da educação.
No seu discurso, Marconi enfatizou que na próxima terça-feira,08, haverá uma grande solenidade para receber mais 10 mil estudantes no Bolsa Universitária, o qual atingirá a marca de 180 mil jovens atendidos durante os seus governos. Ele lembrou que o ProUni, do Governo Federal, foi inspirado pelo Bolsa Universitária goiano. Ainda em seu pronunciamento, Marconi Perillo deixou um convite ao Prefeito Roberto Naves, para que o Município crie uma Orquestra Jovem, sendo que a mesma contará com uma bolsa para os seus integrantes. 10 orquestras- adiantou- estarão sendo criadas em diferentes cidades. “Queremos que Anápolis também faça parte deste projeto”, convidou o Chefe do Executivo estadual.
Sobre o Passe Livre, Marconi ressaltou que o programa é uma conquista da juventude e que, em Anápolis, todos os que tiverem direito terão acesso ao benefício. E, destacou também que o custeio será 100% por parte do Estado.
O Prefeito Roberto Naves quebrou o protocolo do cerimonial, passando a palavra à conselheira da Juventude de Anápolis, Larissa Ferreira, que arrancou aplausos da plateia ao agradecer e enaltecer a conquista dos jovens anapolinos.
Antes, na coletiva à imprensa, Roberto Naves destacou o bom relacionamento com o Governo do Estado, o que permitiu viabilizar o Passe Livre. Ele lembrou que, ao ser custeado pelo Estado, isso vai trazer uma maleabilidade à Prefeitura, inclusive, na questão das revisões tarifárias. Em seu discurso, Roberto Naves disse lamentar, apenas, o fato de não ser Prefeito durante todo o mandato de Marconi, que no final do ano que vem deixará o cargo, após o cumprimento do mandato, o segundo consecutivo e o quarto da carreira.
COMO FUNCIONA
O único requisito para o estudante ter acesso ao PLE é possuir o Passe Escolar. As regras são um pouco diferentes do programa desenvolvido Região Metropolitana de Goiânia, pois mudam de empresa para empresa, mas a essência é a mesma. Alunos de qualquer instituição pública ou privada receberão 48 viagens por mês, para o deslocamento às escolas por mês, não cumulativos. Assim, a quantidade consumida em um mês será reposta no mês seguinte. O programa atende somente os meses regulares de ensino, ficando de fora o mês de julho e parte do mês de dezembro, sendo pago nesses meses somente os dias informados pela instituição de ensino.
A previsão para Anápolis é que sejam realizados 15 mil cadastros, com estimativa de custo mensal de R$ 650 mil e de R$ 3,3 milhões até dezembro deste ano.
Texto Extraido do Jornal Contexto