Pacientes lotam unidades de saúde em Anápolis com sintomas de Dengue

DCIM100MEDIADJI_0034.JPG
DCIM100MEDIADJI_0034.JPG

Aumento de casos nas últimas semanas acende o alerta para um possível ano epidêmico em 2022

Por Priscila Marçal

As unidades de saúde de Anápolis estão cheias de pacientes nos últimos dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o motivo é o aumento no número de pessoas com sintomas da Dengue. E a situação está se agravando.

Ao todo, o município já registrou 3.860 casos neste ano, com três mortes confirmadas, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Nas últimas semanas foi registrado um aumento no número de casos confirmados da doença, se comparado com a mesma semana epidemiológica do ano passado. Só na semana 47 o aumento foi de 119%, com 59 novos casos, como demonstra o gráfico abaixo:

*Gráfico extraído do Sistema de Indicadores Epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde

O último boletim divulgado foi o da semana 50 (o ano tem 52 semanas), do período compreendido entre 13 e 17 de dezembro. Os números foram positivos, apresentam uma queda de 96% de casos, se comparados à semana 50 de 2020.

O que preocupa é a tendência de alta das últimas semanas epidemiológicas. Entre a semana 40 e a 45, por volta do fim de outubro e início de novembro, houve alta nas confirmações na maior parte dos boletins epidemiológicos divulgados. Confira no gráfico abaixo:


*Gráfico extraído do Sistema de Indicadores Epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde

Se comparado aos últimos dois anos, o total de casos de Dengue em Anápolis em 2021 é menor, apresentando uma queda de 45% se comparado ao ano passado. A maior preocupação é com os números notificados nesta semana, que acendem o sinal de alerta para um possível ano epidêmico em 2022.


*Gráfico extraído do Sistema de Indicadores Epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde

Risco Epidêmico Baixo

Apesar do aumento no número de notificações, atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde classifica a situação de Anápolis com Risco Baixo.

A equação para determinar o risco dos municípios é a seguinte: Número de casos ÷ População do Município × 100.000. O resultado da conta é chamado de incidência. Anápolis apresenta a incidência de 33.

O município com maior Risco Epidêmico em Goiás é Mossamedes, onde a incidência é de 3.884. A cidade que tem a população de 4.377 habitantes, já teve 170 casos confirmados da doença em 2021.

Goiás

Em Goiás já são mais de 46 mil casos confirmados de Dengue, com 24 mortes confirmadas e 9 em investigação. Os municípios que mais registram casos da doença são Goiânia (10.518), Aparecida de Goiânia (8.808) e Anápolis (3.860).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!