OVG prorroga prazo para inscrição de estudantes no CadÚnico

OVG-estudantes-CadUnico

Cadastro gerenciado pela União é requisito para inscrição no processo seletivo do Programa Universitário do Bem (ProBem), que serão abertas em 25 de junho. Iniciativa oferta cinco mil bolsas para estudantes em vulnerabilidade social

DA REDAÇÃO

O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) prorrogaram, para a próxima segunda-feira (31/05), o prazo para que os estudantes interessados em concorrer ao benefício do Programa Universitário do Bem (ProBem) façam suas inscrições no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. A solicitação pode ser feita nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Núcleo de Assistência Social (NAS) ou posto de atendimento do município.

A diretora de Programas Especiais da OVG, Rúbia Prado, reforça que a inscrição no CadÚnico é obrigatória.  “Como o CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias em situação de vulnerabilidade social, o adotamos como fonte de dados para o ProBem. Sem o cadastro, não conseguimos fazer a avaliação do estudante e, consequentemente, conceder a bolsa de estudos”, afirma.

ProBem

Já a inscrição para o ProBem será de 25 de junho a 16 de julho de 2021, no site da OVG. Serão ofertadas 5 mil bolsas. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 2 de agosto de 2021. Os estudantes contemplados vão receber o benefício no segundo semestre deste ano, com bolsas que custeiam 50% (bolsa parcial) ou 100% (bolsa integral) do valor da mensalidade.

Sancionado pelo governador Ronaldo Caiado em janeiro de 2021, o Programa Universitário do Bem tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos mais vulneráveis, ao trazer mais segurança ao processo de seleção, elevar o potencial de redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao ensino superior e promover o alinhamento às demandas por mão de obra qualificada no Estado de Goiás. O ProBem é direcionado a todos os 246 municípios goianos.

A iniciativa destinará 33% das vagas, ou seja, 1.650 bolsas para os cursos das chamadas profissões do futuro e para aquelas áreas de formação que atendam às demandas por mão de obra em todas as regiões do Estado. O ProBem também abrirá portas para participação em ações sociais, qualificação e estágios por meio do Banco de Oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!