Secretário Municipal de Saúde Júlio César Espíndola concedeu entrevista ao vivo à Rádio Imprensa nesta quarta-feira (05)
DA REDAÇÃO
O Secretário Municipal de Saúde Júlio César Espíndola foi o entrevistado do Programa “O X da Questão” desta quarta-feira (05). Ouça a entrevista na íntegra:
Entre os assuntos abordados, o secretário explicou a superlotação das unidades de saúde nesta semana. Segundo ele, a cidade enfrenta um surto de gripe, além dos casos de Covid-19 que começaram a aumentar após as festas de fim de ano, sem contar os casos de dengue, típicos deste período do ano.
Também falou sobre a contratação de Organizações Sociais (OS) para fazerem a gestão dos serviços públicos de saúde. Além das já existente, como a que administra a UPA Pediátrica e o Hospital Alfredo Abrão, um novo processo seletivo será aberto para contratar uma OS para administrar as 14 unidades de saúde implantadas na região da grande Jaiara. A previsão é de que a OS assuma essas unidades no mês de março. “Elas serão responsáveis por reformar as unidades, oferecer insumos, equipamentos e pessoal”, disse o secretário.
Júlio Cesar também explicou o motivo do atraso nas cirurgias eletivas, especialmente as cardiovasculares. “Tudo aumentou de preço, inclusive as próteses para cirurgia cardíaca, mas a tabela do SUS não atualizou seus valores. Nós consultamos todos os órgãos fiscalizadores, que nos deram permissão para repassar o valor que não é pago pelo SUS para garantir que as cirurgias cardíacas sejam retomadas na cidade”, afirmou.