Onda de frio pode ser uma das mais intensas neste século no Brasil

83054184_267459904399686_89902774

Massa de ar de enorme intensidade chega ao Brasil na próxima semana com temperatura excepcionalmente baixa, alta probabilidade de neve e perspectiva de dias atipicamente gelados por período mais longo que o habitual

DA REDAÇÃO

Preparem seus casacos. A temperatura deve despencar na semana que vem. É que uma massa de ar frio de origem polar de grande intensidade vai invadir o Brasil e tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o território nacional. A previsão é de frio extremo que pode alcançar o Centro do Brasil com intensidade rara, podendo, até, causar geada em cidades de altitude mais elevada.

Os modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia vêm indicando que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho, que deve chegar ao Brasil entre a terça (27) e a quarta-feira (28), trazendo queda enorme da temperatura. A previsão é de que o termômetro atinja níveis extremamente baixos na segunda metade da semana que vem.

Esses modelos têm indicado que a temperatura ficaria entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil, a probabilidade de neve é altíssima nesta região. Para se ter ideia do que isso representa, somente ondas de frio intensas atingem valores tão baixos, que raramente são observados. As ondas de frio intensas de julho de 2000 e de julho de 2007, por exemplo, tiveram valores nestes patamares.

Chama atenção que os modelos têm indicado valores muito baixos não apenas no momento inicial do ar frio, por um ou dois dias como acontece geralmente, mas para o período da quarta-feira até sábado da semana que vem, ou seja, por vários dias seguidos. A possibilidade é de que o ar polar se reforce na sexta (30).

Mas algumas informações ainda precisam ser confirmadas pelos meteorologistas. “Que será uma onda de frio intensa não se tem dúvida, mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro, e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade. Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira com a maior proximidade do evento”, é o que explica os climatologistas da MetSul Meteorologia.

Geada

Vento e nuvens, em princípio, devem impedir uma sequência de dias de geada ampla e generalizada no Centro-Sul do Brasil. As projeções de geada em maior número de locais são mais para o final do período de pico da onda de frio, ou seja, no final da próxima semana.

Como se trata de um evento que vai se estender para daqui a 7 ou 8 dias, as projeções de geada hoje são preliminares e o cenário não é definitivo.

Uma preocupação da MetSul neste evento, considerando a perspectiva de vento e de frio abaixo de zero em muitos locais, é o alto risco de que se produza a chamada geada negra. Não é a forma tradicional de geada que branqueia paisagens e cobre de gelo automóveis e telhados. Trata-se de um fenômeno em que se dá a morte de vegetais por congelamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!