O trânsito pode ser liberado ainda no fim de semana
Por Priscila Marçal
Em entrevista exclusiva à Rádio Imprensa, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Francisco Lacerda, falou sobre o fim da obra de desvio da rede de esgoto no viaduto entre a Avenida Goiás e a Avenida Brasil. Segundo o secretário, existe a possibilidade de ainda neste fim de semana o trânsito ser liberado, mas a promessa oficial é o início da semana que vem.
“Estamos trabalhando em parceria com a Saneago para que a obra seja finalizada o mais rápido possível. Queremos liberar o trânsito já na semana que vem, com asfalto e galeria de chuva”, explicou o secretário.
A obra que foi iniciada no dia 08 de maio mudou a rotina dos motoristas de Anápolis e é a última etapa da obra do plano de mobilidade urbana. Foi feito o desvio da rede de esgoto que passa pelo Viaduto Deocleciano Moreira Alves, na região central da cidade. Por isso foi necessário interditar o trecho da Avenida Brasil Sul em algumas etapas, primeiro em frente no quarteirão entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Goiás, que durou 20 dias, depois a interrupção do tráfego se estendeu até a sede administrativa do município, ao longo de 110 metros, impedindo o acesso à Avenida Brasil Sul pela Avenida Goiás. É importante lembrar que o prazo previsto de 60 dias para finalizar a obra ainda está vigente.
Entenda a obra
Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de Anápolis, a obra, que estava prevista desde o início da construção do viaduto, em 2015, não foi realizada pela gestão anterior, contrariando as recomendações da Saneago, que inclusive notificou oficialmente a Prefeitura e a empresa, diversas vezes, à época, sobre a necessidade de intervenção.
Em maio, o secretário municipal interino de Obras e Serviços Urbanos, Igo dos Santos Nascimento explicou a importância da obra “uma parte da estrutura de sustentação do viaduto foi construída em cima de um interceptor de esgoto, quando na verdade deveria ter sido feito o desvio do encanamento.”
A obra foi conduzida pela Saneago, com participação da Prefeitura de Anápolis. A intervenção faz parte do conjunto de obras que compõe um projeto macro de mobilidade urbana em Anápolis, financiado pela Caixa Econômica Federal no valor de R$ 74 milhões, ainda em 2015.