O que esperar de um Enem com a ‘cara do governo’ Bolsonaro ?

_110725923_gettyimages-1055304188

Diante da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “começam agora a ter a cara do governo”, cursinhos pré-vestibulares avaliam que temas considerados polêmicos devem ficar de fora da prova, especialmente em relação a pautas ligadas a minorias.

DA REDAÇÃO

Após a repercussão negativa da declaração do presidente da República, o vice, Hamilton Mourão, disse que o “governo não mexeu em nenhuma questão do Enem”.

“A expectativa para o Enem 2021 é que ele siga os padrões dos últimos exames, inclusive com mesmo nível de dificuldade. Por ser uma avaliação que adota a Teoria de Resposta ao Item no cálculo das notas dos candidatos, seus itens precisam passar previamente por uma testagem, o que não permite alterações bruscas de rumo às vésperas do exame. O que pode ocorrer é a supressão de alguns temas, o que já vem ocorrendo nas últimas edições”, afirma.

Em relação ao tema de redação, Abad avalia que “não são esperados temas muito diferentes” dos que foram propostos nos últimos três anos.

“A preparação [para a redação] não muda e deve ser feita com base nos temas anteriores da prova, que focam em problemas relevantes da sociedade brasileira. Não são esperados temas muito diferentes, em termos estruturais, daqueles propostos nos últimos três anos”, diz.

Segundo entidades, a declaração do presidente de que o exame tem agora “a cara do governo” coloca em xeque a credibilidade do Enem.

“Essa é uma frase que dá indícios de interferência não-técnica em algo que precisa ser 100% técnico. Por isso, nosso entendimento é que esse episódio, se somando ao que aconteceu nos últimos meses, põe em risco a credibilidade do Enem”, essa é a fala de alguns representantes dos cursinhos pré-vestibulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!