O Natal precisa incluir Jesus

se-acerca-navidad-sabes-cual-es-el-origen-de-la-estrella-de-belen-223881-2

Comemoramos o Natal porque desejamos separar um dia especial no ano para cantar hosanas nas alturas ao Rei que vem em nome do Senhor

Por Pr. Edilson Marçal

Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Bairro de Lourdes

A comemoração do Natal deveria ser uma festa de gratidão a Deus por ter nos enviado seu filho unigênito (Jo 3.16). No entanto, basta assistir alguns filmes natalinos, que estão disponíveis aos montes nos provedores de streaming para perceber que o Natal que se comemora não inclui Jesus. Podemos assistir dezenas de filmes e veremos personagens como Papai Noel, duendes, fadas, elfos e uma séria de outros seres mágicos, mas não veremos Jesus. Isso acontece porque o Natal dos filmes e shopping centers não inclui Jesus, não tem base nas Escrituras. É uma festa pagã, que inclui personagens do mundo pagão, com finalidades comerciais. Tem como objetivo motivar o consumismo, não de lembrar o nascimento do Filho de Deus.

Os símbolos natalinos citados acima são tirados de tradições europeias e norte-americanas, de lendas e tradições pagãs que foram adaptadas para o cristianismo. Na verdade, o que se vê nos filmes e histórias sobre o Natal não tem qualquer ligação com as Escrituras. Símbolos como manjedoura, estrela, presépios poderiam ser ligados à história bíblica, os demais não fazer qualquer sentido. No entanto, o Natal é a festa que mais movimenta o comércio. Assim, em nome dos lucros, deixa-se de lado a verdadeira história em torno do nascimento de Jesus.

Então, por que comemoramos o Natal? Pensando na festa pagã, alguns cristãos piedosos acabam deixando de comemorar algo que deve nos alegrar profundamente: Jesus nasceu para nos trazer esperança, como demonstração da boa vontade de Deus para com os homens. Ver o que fizeram com o Natal nos enche de tristeza. Principalmente ver como as pessoas fazem festa, comem, bebem e nem mesmo citam Jesus.

Não temos certeza de que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro. E com certeza não havia neve, nem trenós puxados por renas, nem fábrica de presentes no Polo Norte. Mas recebemos de Deus um grande presente: ele nos enviou seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Comemoramos o Natal porque desejamos separar um dia especial no ano para cantar hosanas nas alturas ao Rei que vem em nome do Senhor.

Nosso Natal é comemorado todos os dias, quando reconhecemos Jesus como a expressão máxima da graça de Deus. Quando amamos o próximo como a nós mesmos e a Deus sobre todas as coisas. Quando doamos a outros um pouco daquilo que Deus nos concedeu. Nosso Natal precisa incluir Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!