Novembro Azul: Ipasgo dá dicas de alimentação saudável para prevenção do câncer de próstata

53c29d7a-777b-4f8d-9d49-ca226db0e3ee

Instituto conta com programa Boa Forma, que é focado na manutenção da saúde dos usuários, por meio de um atendimento multiprofissional com consultas médicas, nutricionista, fisioterapeuta e aulas de educação física. “O objetivo é evitar que nossos beneficiários desenvolvam doenças, como o câncer de próstata”, afirma o presidente do órgão, Hélio José Lopes.

De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada seis homens, com idade acima de 45 anos, deverão desenvolver câncer de próstata. Pensando nisso, a campanha Novembro Azul foi criada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Além da prática de atividade física, a alimentação saudável tem um papel essencial neste processo. Segundo a Revista Científica Nutrição, uma dieta adequada poderia prevenir, aproximadamente, três milhões de casos novos de cânceres por ano. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser evitados.

A gerente de Ações Preventivas do Instituto de Assistência aos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), Symone Vitoriano, afirma que consumir alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais, feijão e outras leguminosas, é fundamental para se evitar a doença. “Já alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer e bebidas açucaradas devem ser cortados”, explica.

E para auxiliar os usuários do Ipasgo a manter alimentação adequada e as atividades físicas em dia, o instituto conta com o Programa Boa Forma, que oferece um atendimento multiprofissional com consultas médicas, nutricionista, fisioterapeuta e aulas de educação física. “Esse projeto foi criado em 2018 e acontece na nossa Central de Saúde Preventiva, localizada na sede do Ipasgo, em Goiânia. O objetivo é evitar que nossos beneficiários desenvolvam doenças, como o câncer de próstata”, afirma o presidente do órgão, Hélio José Lopes.

Seguindo todos os protocolos de segurança, as consultas médicas são realizadas às quintas-feiras, das 8h às 14h. Já os atendimentos individuais com a equipe multiprofissional são disponibilizados de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h. Para ambos os serviços é necessário agendar previamente pelo telefone (62) 3238-2423.

Serviço:

Programa Boa Forma do Ipasgo

Contato: (62) 3238-2423

Endereço: Central de Saúde Preventiva, localizada no 4º andar do Bloco I, na sede do Ipasgo – Avenida 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!