Nutricionista acredita que o alimento deve ser tratado como um remédio para a saúde
Por Sarah Lydia*
O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado hoje, 31, de forma nacional e tem como principal objetivo conscientizar a população em relação a hábitos nutritivos que podem influenciar diretamente na saúde.
De acordo com a Nutricionista Laís Miranda, uma boa alimentação é o principal remédio na prevenção de doenças. “Ela reflete diretamente na qualidade de saúde e principalmente na longevidade, envelhecer saudável. É importante valorizar o alimento como remédio, como um prazer a saúde, mantendo a qualidade de vida”, enfatiza.
A rotina é um dos grandes desafios para pessoas que buscam hábitos mais saudáveis e de acordo com a nutricionista, eles refletem diretamente na saúde, “a rotina vai levando a comer de forma pior, de forma facilitadora”, diz.
Porém, esse não é o único motivo que dificulta uma boa alimentação, de acordo com Laís Miranda, hábitos ruins familiares também são outra grande influência. “Hoje em dia eu percebo que muitas famílias se alimentam de forma ruim e isso reflete na vida das pessoas. Por isso é importante lembrarmos que o comer de forma saudável, reflete não só em você, como na sua família também”, comenta.
Para quem deseja ter uma vida mais saudável, mas sente dificuldade pela condição financeira, a Nutricionista dá dicas que podem ajudar. “Nutricionalmente, o simples funciona muito bem. O valor depende do que você vai escolher, algumas pessoas, não acham caro investir em um refrigerante que vale 7 reais, e às vezes ,7 reais de frutas vai da 3 quilos que vai durar ali a semana inteira”, diz.
Prevenção contra gripes e resfriados
O período de transição das estações entre o verão e outono vem também acompanhado das estiagem das chuvas e início do período da seca, por isso, a Nutricionista alerta sobre o consumo de água. “É importante aumentar o consumo de água, pois ela melhora muito o sistema imunológico, elimina as toxinas do corpo”, enfatiza.
A ingestão de frutas e verduras também podem ser um diferencial na prevenção contra gripes e resfriados. “Lembrar também de aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes. Alimentos alaranjados, vermelhos. Uma sugestão é a utilização do açafrão que é um alimento da nossa região”, afirma.
Laís Miranda explica também sobre a importância de introduzir própolis na rotina. “O própolis é um nutriente que vai trazer muitos benefícios para a parte respiratória, o extrato de própolis também, eu acho importantíssimo usar na nossa rotina”, afirma.
Estagiária em supervisão*