A estratégia é feita em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apoia a ação viabilizando leitos nos Hospitais Universitários Federais
DA REDAÇÃO
O plano de cooperação firmado entre os governos Federal e do Amazonas para transferência de 235 pacientes com Covid-19 para outros estados já ultrapassou a meta inicial. Até o momento, já foram transportados 261 pacientes de Manaus, Tabatinga e Parintins para 11 estados brasileiros e Distrito Federal.
Dos 261 pacientes transferidos do dia 15 de janeiro até o último domingo (24), 252 são de Manaus e nove são do interior do estado – três de Tabatinga, que foram para o Acre, e seis de Parintins, que seguiram para o Pará. Já receberam pacientes: Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG) e Brasília (DF).
Os pacientes transferidos são selecionados atendendo à classificação de risco do protocolo de Manchester, adotado pelos médicos que atuam na Central Unificada de Regulação de Agendamento de Consultas e Exames (Cura) do governo do Amazonas.
Desde o início das transferências, mais de 20 pacientes já receberam alta hospitalar. Seis que estavam em São Luís (MA) retornaram para Manaus durante a madrugada dessa segunda-feira
(25).
Comitê de Enfrentamento da Covid-19
A estratégia é parte do trabalho do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Amazonas; a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apoia a ação viabilizando leitos nos Hospitais Universitários Federais; e o Ministério da Defesa, que presta apoio com aeronaves; além dos gestores dos estados que têm acolhido esses pacientes.
Fonte: www.gov.br