Empresas vêm utilizando as plataformas digitais para alcançar o crescente número de usuários na internet

O acesso à internet vem se tornando cada vez mais uma realidade no dia a dia da população brasileira. Segundo uma matéria publicada pelo site UOL, entre 2020 e 2021 mais de 150 milhões de usuários (cerca de 81% da população brasileira) tiveram acesso à internet.
Parte desses usuários utilizaram a internet como um veículo para compras online. Segundo a matéria do Estado de Minas, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet no ano de 2020. Dados da mesma pesquisa apontam que as vendas pela internet cresceram 27% de 2020 para 2021 e prevê-se ainda um crescimento de 9% para 2022.
Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence e publicada no E-commerce Brasil, mostrou que 74% dos consumidores preferem realizar compras online devido a maior variedade de produtos e produtores; maior facilidade na comparação de preços; a possibilidade de alcançar produtos independentemente da localização geográfica e maior conforto na experiência de escolha do produto.
Essa rápida migração e o crescente aumento do comércio no ambiente digital fizeram com que o marketing se tornasse um desafio para os gestores de empresas e microempreendedores. Uma pesquisa realizada pela Bis2Bis apontou que, para mais de 61% dos lojistas, o marketing digital é o principal desafio na rotina das empresas.
O Marketing Digital é definido pela empresa RockContent como “a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais”. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Para uma boa aplicação do marketing digital, é necessário que se tenha conhecimento do mercado e das plataformas digitais, a fim de que sejam traçadas metas e estratégias inteligentes e coerentes para cada ocasião. Existem hoje inúmeras agências de marketing.