Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade do reforço à primeira dose, sob risco de baixa produção de anticorpos para o organismo combater a doença
DA REDAÇÃO
Em Anápolis, 8.142 idosos que já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus ainda não procuraram um dos pontos fixos de vacinação da cidade para fazer o reforço. A diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia, enfatiza que o intervalo para a segunda dose começa a partir do 15º da aplicação da primeira.
“A data no cartão de vacina do idoso é o último prazo que ele tem para tomar a segunda dose. Quem perde o prazo, pode ter uma resposta vacinal reduzida”, diz ela, explicando que o período estabelecido é o que apresentou boa produção de anticorpos nos testes realizados durante a criação da vacina.
Outro fator que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde são os idosos cadastrados no Zap da Vacina desde janeiro e que ainda não procuraram a rede para tomar a primeira dose.
Postos de vacinação
O município tem sete pontos fixos de vacinação que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. São as unidades básicas de saúde do JK, Anexo Itamaraty e Filostro Machado; Ginásio Internacional Newton de Faria; CMTT, Ginásio da UniEvangélica; e Banco de Leite.
Fonte: www.anapolis.go.gov.br