Médico tranquiliza anapolinos sobre coronavírus

xAnapolis01.jpg.pagespeed.ic.2tTtrr7iOa

“Brasileiros que virão para Anápolis não estão contaminados e ficarão em quarentena, não isolados”, explica Marcelo Daher, médico infectologista

Por Priscila Marçal

Os números continuam aumentando no mundo. São mais de 30 mil casos confirmados na China e que resultaram em 640 mortes. Isso, sem se contabilizarem os dados de outros países. Mas o coronavírus só passou a ser assunto principal das rodas de conversas anapolinas, depois do anúncio do repatriamento de brasileiros na China, que vão cumprir quarentena aqui na cidade.

Marcelo Daher, médico infectologista, tira dúvidas sobre a quarentena em Anápolis

Preocupações comuns como “a infecção vai se espalhar em Anápolis” ou “não vou poder nem sair às ruas” tomaram conta da cabeça de muita gente, apesar das declarações de governantes que tentam tranquilizar a população. Para esclarecer essas dúvidas, o médico Marcelo Daher, gabaritado em doenças infecciosas, em entrevista à Rádio Imprensa FM, tranquiliza a população Anapolina: “Não há motivo para preocupações”.

“A infecção se dá por gotículas produzidas por meio da fala, tosse ou espirro. O vírus não se transmite pelo ar, mesmo que haja uma ventania. Para se contaminar uma pessoa sadia deveria estar próxima cerca de um metro da outra doente”, esclareceu o médico, que ainda ressalta que os brasileiros repatriados estarão em quartos isolados de outras pessoas. “Todos que terão contato com os repatriados estarão utilizando vestimentas específicas. Além disso os utensílios domésticos como roupas, talheres, pratos e tudo mais o que for utilizados por eles, serão incinerados”, completa.

Novo coronavírus

“Também vale lembrar que só virá para o Brasil aqueles que não tiverem sintomas da doença. A quarentena é uma precaução do governo, já que o período de incubação do vírus é de 14 dias, ou seja, os 18 dias de isolamento são suficientes para descartar a possibilidade dessas pessoas contagiarem outros brasileiros”, finaliza.

Confira na íntegra a entrevista concedida pelo médico infectologista Marcelo Daher ao jornalismo da Rádio Imprensa FM:

Marcelo Daher, médico infectologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer enviar um recado?

Em breve você poderá enviar os seu recado por aqui. Por enquanto, fale conosco pelo WhatsApp!